Página principal Literacia Financeira Produtos e serviços financeiros Crédito Crédito para Férias: Cuidados a ter

Crédito para Férias: Cuidados a ter

04-07-2017

Com as férias à porta muitos são os consumidores que caem na tentação de contrair um crédito pessoal para esse efeito.

Muitas famílias têm um orçamento limitado e isso dificulta as escolhas nas férias.

Mas, contrair um crédito para viajar nunca é uma boa opção, pois o recurso ao crédito não pode ser visto como uma simples vantagem, uma vez que adquirir um crédito é, também, contrair uma dívida que, terá que ser paga.

O ideal é poupar o máximo para conseguir pagar as despesas a pronto ou reduzir o mais possível o montante do empréstimo.

Se, mesmo assim, não conseguir reunir dinheiro para a viagem e pretender recorrer ao crédito, escolha bem a modalidade de financiamento e prefira as modalidades de pagamento mais baratas.

Deve procurar ajustar a prestação à sua capacidade financeira, optando por um prazo mais curto, por forma a pagar menos juros. Ao alargar o prazo, poderá reduzir a mensalidade, no entanto, no final, irá pagar mais juros.

Na hora de escolher o crédito, um dos valores a ter em consideração é o da TAEG. A TAEG representa todos os encargos com o financiamento, pelo que, quanto mais baixa menor o valor a pagar pelo empréstimo.

Convém ainda informar-se sobre todos os encargos associados ao crédito: comissões, seguros, penalizações por reembolso antecipado, etc., para poder comparar várias ofertas.

Tome uma atitude responsável e tente equilibrar as suas finanças, pois ao pedir um novo empréstimo estará a sobrecarregar o seu orçamento familiar.

 

Caso pretenda mais informação, poderá fazê-lo por escrito, através do e-mail gas@deco.pt , no nosso portal www.gasdeco.net ou presencialmente deslocando-se à nossa Delegação Regional Ribatejo e Oeste, sita na Rua Engº José Souto Barreiros Mota, nº 6 L em  Santarém.