Página principal Literacia Financeira Orçamento Familiar: Como equilibrar o meu saldo? A poupança Dia Mundial da Poupança: O essencial da economia pessoal

Dia Mundial da Poupança: O essencial da economia pessoal

20-10-2015

Poupar é um verbo muito utilizado pelas famílias nos últimos anos.
Significa guardar, economizar, não desperdiçar.

Mas como é possível poupar?

As famílias têm visto os seus rendimentos mensais diminuírem por vários motivos. Houve um aumento brutal da carga fiscal, a taxa de desemprego disparou e atingiu níveis historicamente elevados e a maioria das pessoas que mantiveram o seu trabalho, foram confrontadas com cortes salariais e as que estão a regressar ao mercado de trabalho estão a fazê-lo de forma precária.

Esta perda de rendimento tem contribuído para que as famílias redescubram hábitos de poupança, cortem no supérfluo, comparem preço, renegoceiem contratos. Esta crise demonstrou aos consumidores que têm de alterar os seus comportamentos: têm que esticar os salários até ao fim do mês, através de uma gestão do seu orçamento mais eficaz e, se possível, destinar uma parcela dos seus rendimentos para a poupança – são comportamentos indispensáveis.

Esta não é uma tarefa nada fácil. Para ajudar o consumidor e para comemorar o Dia Mundial da Poupança- dia 31 de outubro, a DECO preparou vários workshops sobre o tema da economia pessoal.

Neste espaço, os consumidores poderão refletir sobre o papel que o dinheiro desempenha na sua vida, sobre quais são as suas necessidades e os seus desejos de consumo e qual a importância da poupança.

Com a participação nestes workshops, os consumidores serão alertados para as consequências financeiras das suas decisões no dia-a-dia e para a necessidade de delinear projetos financeiros para alcançar os seus objetivos.

Para ter acesso aos locais e ao calendário onde decorrerão estas iniciativas, que terão lugar na sede e nas delegações regionais, a informação está disponível aqui no portal DECO Forma ou através do email gas@deco.pt.

Do poupar vem o ter.

·

GAS na comunicação social

gas_economicotv
“Balcão do Consumidor”: Planear orçamento familiar

·

Mais informação:
•  Dívida o dinheiro por cestos de poupança
•  Bancos chumbam nos conselhos para a reforma

DECOForma logo