Página principal Notícias A DECO em Santarém: Prevenção, orientação e apoio ao sobre-endividado

A DECO em Santarém: Prevenção, orientação e apoio ao sobre-endividado

13-04-2016

 A atuação do  GAS- Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado  no plano preventivo, passa por sensibilizar e informar os consumidores sobre temas e conceitos financeiros básicos, úteis à gestão do dinheiro e do orçamento familiar através da realização de inúmeras ações de sensibilização e da elaboração de folhetos informativos. Estas iniciativas visam dar aos consumidores as ferramentas que lhes permitam uma tomada de decisões económicas e financeiras responsáveis e fundamentadas que contribuam para a sua qualidade de vida e para a estabilidade económica.

Mas, o GAS presta apoio na elaboração e gestão do orçamento familiar, na conceção e apresentação da proposta de um plano de pagamentos às entidades credoras, tendo em conta a capacidade financeira do consumidor, assistindo-o na renegociação dos encargos/créditos.

O GAS analisa a situação financeira familiar do consumidor, com o intuito de o ajudar a reestruturar as dívidas, reduzir as despesas e ajudar a promover a renegociação dos seus contratos de crédito para evitar, atempadamente, o atraso no pagamento de prestações.

Qualquer consumidor, família,  que se encontre de boa-fé e pretenda orientação para a gestão dos seus encargos ou tenha dificuldades no pagamento das suas dívidas não profissionais pode pedir ajuda ao GAS. As dívidas devem ter por base uma relação de consumo e não podem ser alvo de ação judicial. A atuação da DECO é extrajudicial, pelo que não evita o recurso aos tribunais (se necessário), nem suspende as ações que estejam a decorrer, nem substitui a constituição de um advogado.

Por outro lado, sendo o GAS um sistema de apoio ao sobre-endividado reconhecido, recebe e trata pedidos para elaboração e negociação de planos de pagamento entre pessoas sobre endividadas e os seus credores, procurando evitar a inclusão dessas pessoas na lista pública de execuções.

O GAS presta informação e orientação presencial, de forma acessível e direcionada a todos os consumidores, dinamiza Workshops e sessões de sensibilização sobre as temáticas da Economia Pessoal. Para mais informação deverá contactar a  DECO em  Santarém

Contactos DECO – Delegação Regional de Santarém

R. Pedro de Santarém, n.º 59, 1.º Dto.
2000-223 Santarém
e-mail: deco.santarem@deco.pt
Tel.: 243 329 950 – Fax: 243 329 951

DECOForma logo

 

 

 No dia 22 de março a Deco Santarém realizou um workshop em parceria com o Município de Golegã sobre o Essencial da Economia Pessoal

  DECO Jovem

 No âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania, os alunos do 9.º ano do Colégio do Sagrado Coração de Maria – Fátima participaram numa ação de formação sobre “ABC da Economia Pessoal “

 

 

 

 

 

 

 

Leituras Relacionadas