Página principal Notícias Conta Base: despesas de manutenção

Conta Base: despesas de manutenção

03-03-2015

Em 2014, o Banco de Portugal propôs aos bancos a criação de uma conta à ordem base.
Pelo pagamento de uma comissão mensal, o consumidor tem direito a um conjunto de serviços, nomeadamente a manutenção e gestão da conta, um cartão de débito, acesso ao homebanking, transferências dentro do mesmo banco e a três levantamentos de dinheiro, por mês, ao balcão.

Esta preocupação não foi alheia ao facto de a DECO ter lançado uma petição que exigia o fim das comissões de manutenção nas contas à ordem em função do saldo médio. Embora a solução agora encontrada não satisfaça totalmente a nossa reivindicação, dá os primeiros passos na direção certa.

Assim, desde fevereiro de 2015 que o Banco de Portugal divulga no Portal do Cliente Bancário, informação que permite comparar as comissões de manutenção que são praticadas pelas instituições de crédito que comercializam a conta base, permitindo ao consumidor obter elementos para poder  comparar e  optar pela conta que melhor se adeque às suas necessidades.

O Banco de Portugal também disponibiliza no Portal do Cliente Bancário, informação sobre o valor anual da comissão cobrada pelas diferentes instituições, o montante mínimo de abertura exigido e a respetiva Ficha de Informação Normalizada.

Mais informação:
Contas base: custo elevado para a oferta
Banco de Portugal – Conta base: comparativo de comissões