Página principal Notícias Endividamento das famílias da Região Centro:1º Semestre de 2016

Endividamento das famílias da Região Centro:1º Semestre de 2016

27-07-2016

A DECO – Delegação Regional de Coimbra, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado, faz uma análise comparativa dos motivos das dificuldades económicas no primeiro semestre do ano de 2015 e 2016. Verifica-se que a causa principal das dificuldades nos dois anos é o desemprego, seguida da deterioração das condições laborais em 2015 e no presente ano as situações de doença, com a respetiva incapacidade temporária para o trabalho. Registamos também um aumento das situações de consumidores endividados com processos em tribunal.

Com vista a evitar o aumento dos processos judiciais e a derrapagem total financeira das famílias da região centro, informamos que todos os consumidores endividados ou em risco de endividamento poderão recorrer ao Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS)  da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, na sua delegação em Coimbra, sem qualquer custo associado, bem como, aceder à nossa plataforma online GASDECO.

 A nossa atuação passa pela análise da situação específica do consumidor endividado e pelo contacto com as entidades credoras, com o objetivo de efetuar uma restruturação dos contratos de crédito e encontrar formas que permitam ao consumidor cumprir as suas obrigações financeiras.

 Auxiliamos os consumidores, que, de boa-fé, se encontrem impossibilitados de cumprir as suas obrigações, por motivos exogéneos à sua vontade.

As dívidas não profissionais abrangem os compromissos financeiros assumidos junto das entidades de crédito ou de outros credores (fornecedores de eletricidade, gás, água, telecomunicações).

As dívidas que tenham sido contraídas no exercício de atividades profissionais estão excluídas do nosso âmbito de intervenção, bem como, as de natureza fiscal e à Segurança Social.

A intervenção da DECO é extrajudicial.

 Não hesite em contactar-nos, estamos disponíveis para o ajudar.

Contactos DECO – Delegação Regional de Coimbra

R. Padre Estevão Cabral, n.º 79, 5.º, Sala 504
3000-317 Coimbra
Tel.: 239 841 004
Fax: 239 841 008
E-mail: deco.coimbra@deco.pt

Horário de funcionamento: 10h-16h30