Página principal Notícias Aumenta a fragilidade financeira das famílias algarvias

Aumenta a fragilidade financeira das famílias algarvias

01-03-2017

A DECO Algarve constata que nos dois primeiros meses de 2017 os pedidos de ajuda de consumidores sobre-endividados são consideravelmente superiores (mais 14%) do que os registados no mesmo período do ano passado. Verificou-se um aumento de pedidos de apoio de trabalhadores do sector privados, mais 11% do que em 2016, e um acréscimo de 7% no caso dos consumidores desempregados.

O número de famílias algarvias sem capacidade financeira para pagar as suas prestações de crédito e contas de casa não pára de aumentar.

As principais causas são a deterioração das condições laborais, explicadas, sobretudo, pelos baixos salários oferecidos a quem entra de novo no mercado de trabalho e o desemprego.

Do contacto diário com as famílias da região, a DECO Algarve sente que estas apresentam baixas competências de literacia financeira. Defendendo a ideia de que é de pequenino que se torce o pepino, a equipa da DECO Algarve desenvolveu um jogo de tabuleiro, o “Jogo do Poupar”, para os alunos do 1.º ciclo.

Neste jogo os alunos terão de responder a perguntas sobre gestão de orçamento e distinguir bons e maus comportamentos de consumo/poupança, procurando-se, assim, dotar os mais jovens sobre informação financeira, para que reconheçam a importância do dinheiro de forma simples e divertida. As crianças poderão ser um veículo de mudança do comportamento das famílias, contribuindo para o seu bem-estar financeiro

A DECO Algarve reivindica o reforço da informação financeira, pois este é o único caminho para levar o consumidor a uma compreensão mais clara dos diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado, permitindo que seja capaz de avaliar as vantagens e riscos dos mesmos

Defender os direitos e legítimos interesses dos consumidores, contribuir para resolver os seus problemas e apoiá-los no exercício desses direitos tem sido a nossa missão há já 43 anos. A DECO aposta na proximidade e apoio ao consumidor por todo o País. As delegações regionais, como a DECO Algarve, permitem um aumento da nossa intervenção pública, promovendo um consumidor mais informado, consciente e protegido.

A DECO Algarve está situada na Rua Dr. Coelho de Carvalho, nº1 C, em Faro e estende os seus serviços de informação e apoio ao consumidor através dos protocolos estabelecidos com:

Câmara Municipal de Faro, diariamente na delegação regional.

Câmara Municipal de Lagoa, 1ª quarta-feira de cada mês. Marcação tem de ser efetuada junto dos serviços da CM.

Câmara Municipal de Loulé, 1ª  3ª feira de cada mês atendimento no Centro Autárquico de Quarteira e no Espaço da Loja SMDC. Loulé o atendimento é também mensal e decorre na terceira 4ªf

Câmara Municipal de Olhão, dias 14 e 28 (ou nos dias imediatamente a seguir sempre estes sejam no fim de semana ou feriado) marcação tem de ser efetuada junto dos serviços da Câmara Municipal.

Junta de Freguesia de Portimão, última sexta-feira de cada mês entre as 09h30 e as 13h00

Câmara Municipal de Tavira, consumidor deve contactar com o CIAC para verificar o dia de atendimento para o mês pretendido.

Estamos perto de si!

Para bom consumidor meia palavra NÃO basta! 

*

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar-nos, pessoalmente, através do Portal do GAS ou para o seguinte email: gas@deco.pt   ou  gas.norte@deco.pt