Página principal Notícias Se pretende aproveitar a Black Friday, tenha atenção!

Se pretende aproveitar a Black Friday, tenha atenção!

23-11-2016

Nem todos são os consumidores que conhecem  o conceito de “Black Friday”. Este é um conceito que nasceu nos Estados Unidos e realiza-se sempre na sexta-feira após o dia da Ação de Graças que coincide com a última sexta-feira de novembro.

A verdade é que estamos, consumidores e comerciantes, a aderir a este novo conceito e são já imensas as superfícies comerciais que oferecem descontos.  Esta data acaba por marcar a data de abertura da  época para a compra de presentes de Natal.

Os consumidores são muitas vezes seduzidos pelos descontos anunciados, mas  devemos ter alguns cuidados  e adotar algumas  estratégias para as compras neste dia:

 *  Fazer a  lista de compras;

 * Definir o dinheiro que se tem disponível para estas compras é essencial. Assim, como também é fundamental não se  deixar  entusiasmar e comprar  o que não necessita,  e gastar mais do que poderia.

 * Ter atenção às promoções. Em 2015, a DECO analisou 1 862 produtos de algumas lojas online, antes e durante o período de desconto. Algumas subiram, em média, o preço de 10% dos produtos analisados. Esta manipulação pode levar o consumidor a adquirir um produto na Black Friday por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está. Uma boa estratégia é conhecer os preços dos produtos antes das promoções.

 * Ler com atenção os folhetos e os anúncios com as promoções. Comparar as ofertas e ter referencia do preço anteriormente praticado é fundamental para  tomar a decisão de compra.

 * Nas compras online, o consumidor deve ver com atenção se o sitio é seguro e deve conhecer a  politica de privacidade no que concerne aos seus dados. Nas compras pela internet há muitas marcas que vão lançar logo as campanhas à meia-noite online. Outras marcas têm peças que apenas têm desconto nas lojas online.

 * As compras efetuadas através da  internet podem ser anuladas depois de o produto lhe ser entregue. O consumidor tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência, sem pagar indemnização ou ter de indicar o motivo. O prazo conta-se a partir da data de receção do produto ou, no caso da prestação de serviços, da data de celebração do contrato.

Se pretende aproveitar a Black Friday,conheça os seus direitos enquanto consumidor e seja responsável na gestão do seu dinheiro.

  ♥

 Mais informação:

Domine a Black Friday e não caia numa Black Fraude

Não fique às escuras com a Black Friday

Black Friday: fez mesmo um bom negócio?