Página principal Notícias SENIOR + ATIVO

SENIOR + ATIVO

06-10-2016

Atualmente, mais de 2 milhões de portugueses têm mais de 65 anos. Nos anos 60, os números rondavam os 700 mil portugueses mas, em 2060 serão mais de 3 milhões.

 Os consumidores seniores representam um segmento importante e cada vez maior, da nossa sociedade, da nossa economia, da nossa cultura e das nossas vidas. O  atual contexto de crise económica  coloca  diversas questões no que concerne à forma de assegurar que estes consumidores  estão socialmente integrados e gozam plenamente os seus direitos. Contudo estas questões colocam-se, independentemente, da crise económica  e representam um   grande desafio  que  é o de todos contribuirmos  para  um envelhecimento ativo e saudável  e promover a melhoria da qualidade de vida  através do reforço dos seus direitos enquanto consumidores.

Pelas características especiais inerentes à idade e fragilidades o consumidor sénior encontra-se naturalmente mais desprotegido e vulnerável no mercado. A vulnerabilidade associada à perda da capacidade económica,  às fracas competências de literacia financeira, à  diminuição de algumas das suas capacidades compromete o exercício da cidadania com sérias repercussões na sua qualidade de vida desta geração.

Reforçar a informação e formação dos consumidores seniores é dotá-los de ferramentas que lhes dão a possibilidade de  aceder  a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população. Para tal é determinante capacitar os consumidores seniores com competências que lhes permitam conhecer os seus direitos, saber como exercê-los com confiança, e fazer escolhas informadas e responsáveis para o que deverão estar munidos de informação facilmente acessível, fidedigna, comparável, atempada e correta.

Nos meses de outubro e novembro a DECO convida as entidades, que trabalham e acompanham os consumidores séniores, a realizar workshops sobre várias temáticas para capacitar esta população com competências que lhe permita conhecer os seus direitos, saber como exercê-los com confiança, e fazer escolhas informadas e responsáveis.

As entidades interessadas em organizar estas ações em conjunto com a DECO devem contactar as nossas delegações regionais.

*

 Os temas que vamos abordar:

 

Módulo II – Alerta: PráticasInformação ao Consumidor SéniorMódulo I – Saber comprar: Bons conselhos e cuidados a ter nas compras; Enganosas e Agressivas;

Módulo III – Serviços essenciais: Os seus direitos;

Módulo IV – Serviços Financeiros: Cuidados e benefícios para seniores;

Módulo V – Saúde e Bem-estar: Por um envelhecimento ativo;

Módulo VI – Lar doce lar: Os seus direitos enquanto sénior;

Módulo VII – Lazer e turismo: Direitos e benefícios para seniores.

+

Um ferramenta de saber para que o consumidor sénior tenha:

Conhecimento  de  como pode aceder aos produtos e serviços  disponível no mercado;
Informação   sobre os seus direitos e como pode exercê-los;
Informação sobre como deve gerir o seu dinheiro;
Capacidade de reconhecer os   critérios de escolha subjacentes à  seleção e à  aquisição dos principais produtos e serviços;
Competência de identificar as entidades a que os consumidores podem reclamar e/ou solicitar informação adicional;

Quando & onde vão acontecer

A DECO convida as entidades que trabalham com a população sénior a realizar workshops disponibilizando 7 temáticas que podem escolher de acordo com as necessidades dos séniores que acompanham.

 Estas sessões contam com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores da Direção Geral do Consumidor pelo que a sua realização é gratuita.

 As entidades interessadas em organizar estas ações em conjunto com a DECO devem contactar as nossas delegações regionais

 Estes workshops informativos são dinamizados por todo o país durante os meses de outubro e novembro.

 

Outras iniciativas:

DECOForma logo