Página principal Literacia Financeira 1ª Ideia: Passo a Passo, Rumo à Poupança!

1ª Ideia: Passo a Passo, Rumo à Poupança!

28-10-2019

Ideias para cumprir a meta: Poupar!

Hoje em dia, parece quase impossível conseguirmos retirar algum dinheiro para aplicarmos na poupança, mas se estivermos informados e motivados, nada nos desviará do foco principal.

Poupar é com objetivos

Todos nós temos sonhos e ideais de vida, sejam eles comprar uma casa, um carro, obras de remodelação ou até a viagem de sonho. Porém, para tal é necessário definir  uma estratégia, ou seja, pouparmos para conseguir chegar á meta que definimos!

Crie um pé de meia pessoal

Por outro lado, ao longo da vida podem surgir imprevistos, despesas inesperadas que podem ter efeitos desastrosos nos nossos orçamentos familiares, daí ser importante ter um pé de meia.

“Pague-se a si primeiro”

Assim, comece por pré-definir qual o montante de que poderá dispor ao início do mês para pôr de lado para a poupança. Ao tirar um pouco de dinheiro logo no começo do mês, poderá começar a juntar algum capital e assim, após o pagamento das contas e despesas lá de casa, sabe que os sonhos não estão postos de lado, pois a sua poupança está segura e a render!

Faça o seu orçamento familiar

Outra das ideias, passa por fazer sempre o seu orçamento mensal, contrabalançando os seus rendimentos e despesas, pois assim, conseguirá estipular uma soma mensal para a poupança, tendo sempre presente o seu equilíbrio financeiro.

Controle as suas  finanças pessoais

É muito importante  planear e controlar as suas finanças pessoais para  atingir os objetivos  que que definiu.

Ter sempre o espírito crítico de tentar analisar o mercado, e verificar se de facto está a pagar um preço justo pelos serviços essenciais: água, luz, gás e telecomunicações. Existe cada vez mais, uma maior oferta de pacotes/tarifas, pelo que a palavra de ordem deve ser comparar preços, pois ao conseguir uma redução na mensalidade destes serviços, poderá estar a ganhar uma maior margem de lucro, que poderá ser aplicada na poupança.

Num momento em que as famílias têm uma taxas de poupança historicamente baixa, queremos sobretudo realçar a sua  premência e  necessidade de  definir  objetivos e cumprir a meta: Poupar!

Na semana da Poupança iremos publicar dicas úteis e pertinentes para o seu dia-a-dia!

 

MS

Partilhe