Página principal Literacia Financeira Orçamento Familiar: Como equilibrar o meu saldo? A poupança 2ª Ideia: Pequenos e Graúdos focados no mesmo objetivo

2ª Ideia: Pequenos e Graúdos focados no mesmo objetivo

29-10-2019

Ideias para cumprir a meta: Poupar!

É de pequenino que se aprende a poupar, os hábitos financeiros devem ser incutidos pelos pais desde pequenos!

É  fundamental explicar aos mais novos as vantagens de uma boa gestão financeira  e da importância que tem poupança ao longo da vida.

Os mais pequenos e os  jovens devem ser envolvidos na gestão do orçamento e no  processo da poupança, devem reconhecer a importância e o valor do dinheiro.  No dia a dia das famílias devem  utilizar alguns  detalhes  para educarem financeiramente os mais jovens.

1º Promover a definição de objetivos 

Poupar deve ser efetuado em função de um objetivo específico. O facto de existir um objetivo  pode ser estimulante. os pais devem ajudar os filhos  na definição dos seus  objetivos. Devem explicar  ajudar a estabelecer  metas temporais  e explicar a diferença entre  objetivos de  curto, médio e longo prazo.

2º  Distinguir necessidade e desejos

Os pais devem, ensinar os filhos a distinguir, desde cedo, as necessidades dos desejos e o essencial do supérfluo. No hora de fazer opções os pais devem transmitir aos filhos que devem fazer sempre as compras com base no que realmente lhes faz falta, deixando para segundo plano o que é dispensável.

3º Oferecer  mealheiros

As crianças devem ser incentivadas a  ter vários mealheiros para diferentes objetivos.

Um mealheiro deve ser utilizado para a poupança de curto prazo, por exemplo a compra de um livro. Outro será a poupança de médio prazo, por exemplo para a compra de uma bicicleta e outro para a poupança de longo prazo, por exemplo para a universidade.

É importante que os mealheiros sejam transparentes para permitirem  ver a evolução das poupanças. É estimulante   para as crianças verem que o dinheiro vai crescendo, à medida que se vão colocando moedas no mealheiro.

4º  Ajudar a fazer crescer a poupança

Não se deve esquecer que, enquanto o dinheiro estiver no mealheiro ele não cresce. Assim, quando o mealheiro destinado à poupança de médio/longo prazo estiver cheio, o dinheiro deverá ser aplicado para que continue a crescer.

O momento em que se aplica o dinheiro deve ser um momento de comemoração. É importante os filhos acompanharem este momento para que lhes seja  transmitida  a ideia de que é um passo importante para assegurar um futuro melhor.

Dar o exemplo 

Não se pode esquecer que uma das melhores formas de transmitir comportamentos  é dar o exemplo, isto também é verdade quando se fala da gestão do dinheiro e da poupança.  É fundamental fomentar a  ideia de pôr algum dinheiro de lado, ter objetivos de poupança,  contribui para que as crianças e jovens, se tornem adultos responsáveis e prevenidos para o futuro.

Pequenas dicas e ideias de poupança, nunca são demais, e se começar a aplicá-las lá em casa desde cedo, terá adultos educados e orientados para a poupança.

Fique connosco para esta semana da Poupança, onde iremos publicar dicas úteis e pertinentes para o seu dia-a-dia!

 

Partilhe