Página principal Literacia Financeira Orçamento Familiar: Como equilibrar o meu saldo? A poupança 3ª Ideia: Como fazer crescer o seu dinheiro com a poupança

3ª Ideia: Como fazer crescer o seu dinheiro com a poupança

30-10-2019

Ideias para cumprir a meta: Poupar!

 

Tão importante como estabelecer objetivos e metas é  fazer um investimento responsável da poupança. O dinheiro parado perde valor. Assim as perguntas que se colocam é como fazer crescer o seu dinheiro com a poupança? Como e onde aplicá-lo de forma a que este fomente de forma sistemática e sem oscilações?

Deve começar-se por escolher aplicações financeiras adequadas aos objetivos definidos,  não se devem assumir riscos  desconhecido e a rendibilidade da aplicação deve  estar de acordo com as expectativas. São múltiplos os produtos financeiros disponíveis para aplicar a poupança.

Como  aplicar o dinheiro

Na hora de aplicar o dinheiro da poupança há alguns aspetos a ter em conta :

  • Conhecer as carateristicas  das aplicações escolhidas;
  • Avaliar previamente os seus riscos;
  • Acompanhar o comportamento das aplicações ao longo do tempo;
  • Analisar as alternativas disponíveis no mercado.

Deve ainda:

  • Evitar por em risco a poupança do agregado familiar;
    Ponderar a diversificação  das aplicações financeiras.

Onde aplicar o dinheiro

São muitos os produtos financeiros disponíveis no mercado onde se pode aplicar a poupança. Os bancos, por exemplo, comercializam um grande leque de produtos de poupança, tais como depósitos a prazo, contas de poupança, depósitos indexados e duais, com diferentes rendibilidades e riscos.

A poupança pode ser igualmente aplicada em  ações ou obrigações. Podem também adquirir-se planos de poupança, tais como os Planos de Poupança Reforma ou PPR, Certificados de Aforro ou Certificados do Tesouro.

Mas se  nunca investiu dinheiro num produto financeiro, o melhor é adotar uma postura conservadora, com menos riscos. Nunca se deve investir sem conhecer as características do produto. É preferível ganhar menos do que arriscar perder capital. Existem muitas soluções no mercado com taxas interessantes e que garantem o dinheiro investido.

Não se esqueça que tão importante como poupar, amealhando regularmente uma verba mensal, por exemplo, é saber investir e conhecer as regras para uma melhor escolha. ‘Dividir o bem pelas aldeias’, pode ser a estratégia, garantindo-lhe maiores dividendos e menores riscos.

Na semana da Poupança iremos publicar dicas úteis e pertinentes para o seu dia-a-dia!

Partilhe