Página principal Literacia Financeira ESPAÇO LITERACIA FINANCEIRA A DECO promove a Literacia Financeira em tempo de Covid-19

A DECO promove a Literacia Financeira em tempo de Covid-19

14-05-2020

Promover a Literacia Financeira é promover a tomada de decisões financeiras mais conscientes e esclarecidas dos consumidores.

Em tempos de pandemia provocada pelo Covid-19 esta necessidade é ainda mais evidente, com muitos consumidores a sentirem a necessidade de reajustar o seu orçamento e a perspetivar que este se mantenha reduzido por um longo período.

Foi neste sentido que, também, a DECO se adaptou a esta nova realidade. Continuou  a prestar informação/aconselhamento aos consumidores através de diferentes plataformas digitais, como por exemplo o skype, acompanhando o consumidor nos tempos difíceis que se vivem. Continuou a promover a literacia financeira, através de aplicações de plataformas digitais, considerando que a informação é um elemento essencial para a promoção de uma vida financeira equilibrada, agora com maior importância atendendo as circunstancias atuais.

Assim, com recurso a estas nova ferramentas  foram realizados dois Workshops subjacentes a temática o “essencial da economia pessoal” dirigida a jovens estudantes, de direito e economia, tendo cada sessão contado com a participação de mais de 40 estudantes.

A primeira sessão ocorreu no passado dia 2 de Abril e resultou de uma parceria /colaboração entre a DECO e a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, a segunda sessão ocorreu no dia 30 de Abril e resultou de um convite do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, integrado no ciclo “Gestão, 100 lições”.

Nestas sessões foi possível informar e alertar, os jovens estudantes, para aspetos essências da vida financeira como a importância do orçamento, enquanto ferramenta basilar para uma gestão financeira equilibrada, o impacto do crédito no orçamento, gestão dos consumos domésticos e a prevenção e informação como instrumento de promoção de escolhas financeiras acertadas.

Promover o acesso a informação e orientação deverá ser o objetivo estratégico, não só de instituições de ensino, públicas ou privadas, mas de empresas, IPSS, e demais instituições com impacto na sociedade civil.

Consumidores informados são consumidores aptos a realizar escolhas económicas objetivas e adaptadas a sua realidade orçamental.

 


O GPF da DECO presta aconselhamento e orientação económica, de forma acessível e direcionada a todos os consumidores,em especial os consumidores economicamente vulneráveis,  dinamiza  sessões de sensibilização sobre as temáticas da Economia Pessoal. Para mais informação poderá  contactar-nos  o seguinte email: gas@deco.pt ou  gas.norte@deco.pt  

 

EP

Partilhe