Página principal Literacia Financeira DENUNCIAS Alerta: Fraude Financeira

Alerta: Fraude Financeira

05-09-2019

Hoje, com o mundo globalizado, assistimos a oferta de novos produtos e serviços financeiros.

A literacia financeira dos portugueses situa-se, como sabemos, a níveis muito baixos, o que é acentuado ao nível da faixa etária dos maiores de 55 anos.

A complexidade evidente dos produtos e serviços financeiros é ainda mais saliente no mercado digital, sabendo-se que a este nível muitos destes consumidores estão ainda a dar os primeiros passos.

Quase diariamente surgem novos produtos e serviços, como por exemplo a recente forma de complementar a pensão de reforma com a concessão de empréstimos com base na hipoteca inversa, para proprietários de imóveis em que este é dado como garantia para beneficiarem de uma renda e após o falecimento os herdeiros decidirão pelo pagamento do empréstimo ou perda do imóvel.

Nem sempre os consumidores estarão preparados para avaliar o interesse desses produtos para a sua situação e nem dispõem de ferramentas que os capacitem a fazer a melhor escolha e a avaliar as consequências das suas decisões.

A DECO recomenda que  não assine nada,  sem ler ou se tiver dúvidas. Confirme as informações que lhe são dadas e verifique se são fidedignas. Esteja atento ao que o rodeia, informando-se devidamente sobre os seus direitos e deveres enquanto cidadão e sobre quais os meios existentes para o proteger e defender em circunstâncias de risco.

O GPF DECO está sempre disponível para o esclarecer e ajudar. Outras instituições, tais como as forças policiais, juntas de freguesia, instituições de solidariedade social, são também entidades a quem pode recorrer se se sentir desprotegido e necessitar de ser esclarecido.

Veja a apresentação com  alguns alertas: 


Não hesite em contactar-nos, pessoalmente, através do Portal do GAS(apoio ao sobre-endividado e orientação económica) ou para o seguinte email: gas@deco.pt ou  gas.norte@deco.pt

NN

Partilhe