Página principal Literacia Financeira ESPAÇO LITERACIA FINANCEIRA Amarante comemora o Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março, com a colaboração do GPF/DECO

Amarante comemora o Dia Mundial do Consumidor, em 15 de março, com a colaboração do GPF/DECO

06-03-2019

Conseguir os recursos necessários para ter qualidade de vida e investir para atingir os seus sonhos, é um fator de estabilidade para as famílias. Nesse sentido devem manter o endividamento em níveis aceitáveis e não assumir compromissos que coloquem em risco o equilíbrio das suas finanças pessoais.

Para muitos, o endividamento tem um peso tão elevado que não conseguem reunir esses recursos e dar passos no sentido da concretização dos seus objetivos, sejam eles pagar a faculdade dos filhos, comprar carro ou casa, por exemplo.

Para que possam gerir bem o orçamento familiar, mantendo saudáveis as suas finanças, as famílias necessitam de um conjunto de ferramentas e conhecimentos de que nem sempre dispõem.

Passado o período difícil de crise existem novamente sinais de preocupação face ao incremento dos níveis de endividamento de algumas famílias portuguesas, não obstante os avisos provenientes de entidades como a DECO ou o Banco de Portugal.

Atentos a esta realidade e a convite do município de Amarante, a propósito da comemoração do Dia Mundial do Consumidor, no próximo dia 15 de março, o GPF/DECO pretende deixar um alerta e ajudar os munícipes a promover as suas competências em matéria de literacia financeira.

Assim, irá realizar-se neste dia, com a colaboração do GPF/DECO, no âmbito do Protocolo de Colaboração existente com a CMA, um workshop dirigido a IPSS e técnicos de ação social – “Serviços Mínimos Bancários”, que terá lugar em Amarante, capacitando-os para ganhar maior aptidão para “ajudar a ajudar” e complementar a ação do CIAC/DECO na resposta que os munícipes necessitam.

Complementarmente promoverá ações informativas junto dos media regionais.

É sabido que os bancos têm vindo a aumentar as comissões bancárias, nomeadamente as respeitantes à manutenção de conta a ordem, por exemplo. Por desconhecimento muitos consumidores não estão a usar mecanismos e produtos de que dispõem no mercado, que lhes permitiria poupar anualmente algumas centenas de euros.

A conta de serviços mínimos bancários, de entre a temática a abordar, é disso um exemplo. Trata-se de uma conta à ordem que permite ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, a custo reduzido, mas existe grande desconhecimento sobre o respetivo alcance e aplicação.

Ao decidirem em consciência e selecionando os serviços financeiros mais eficientes os consumidores estarão a proteger não só a sua família e o seu património, mas a criar raízes para uma vida melhor, promovendo um mais ativo exercício da cidadania, como fator essencial de inclusão social.

Com esta outras iniciativas a levar a cabo, desejamos que o próximo 15 de março seja um marcante Dia Mundial do Consumidor!

Partilhe