Página principal Literacia Financeira Cartão de crédito: Cuidado com o pagamento das compras de Natal

Cartão de crédito: Cuidado com o pagamento das compras de Natal

26-11-2019

Quando chega a época festiva, é normal que andemos um pouco mais atarefados à procura do presente ideal para aquela pessoa especial.

Porém, não devemos descurar as nossas finanças, pois a pressa é inimiga da perfeição!

A importância da lista de compras

Assim, recomendamos que primeiramente, faça uma lista de compras, indicando quanto dinheiro disponível tem para gastar e quais os presentes/itens que tem para adquirir e quantas pessoas do seu círculo próximo irão ser presenteadas com uma ‘prenda no sapatinho’ este ano.

Ao realizar a lista com o valor disponível para cada prenda, estará a ponderar quanto rendimento disponível tem para utilizar e quais as coisas a comprar, e assim terá sempre presente o valor que não poderá ultrapassar!

Pagamentos com o cartão

Se vai pagar com o cartão de crédito é importante controlar bem os montantes que está a utilizar. Se não controlar os seus gastos, o cartão pode facilmente transformar-se num inimigo.

Se fizer uma boa utilização do mesmo este pode ser um grande aliado para este Natal. Por exemplo, os cartões de crédito de fidelização de marcas oferecem inúmeros descontos, promoções e condições que podem ser  atrativas, mas atenção à sua utilização!

Procure saber quais são as formas de pagamento e quais são as taxas de juro aplicadas, de forma a evitar riscos de endividamento.

Outra vantagem do cartão de crédito é a de alguns cartões, como por exemplo os que contemplam o cashback, podem permitir-lhe maximizar os reembolsos. Ao fazer compras com este tipo de cartão, pode vir a receber uma percentagem da compra no mês seguinte.

Pagar com notas e moedas

Porém, se tiver possibilidade, opte por utilizar notas e moedas para fazer as suas compras. Este método vai permitir-lhe ter uma noção do valor do dinheiro e consequentemente um maior controlo sob o montante que sai da sua carteira.

Cuidados com a utilização do cartão

Lembre-se que, antes de recorrer ao cartão de crédito, deverá ponderar bem qual o custo-benefício associado à utilização do mesmo, pois ao exceder o limite de utilizações e assim ultrapassar o saldo disponível/plafond, estará inevitavelmente a enredar-se numa obrigação que não poderá adiar no próximo mês: a do pagamento da prestação mensal do cartão.

Pagar apenas uma parte do que utilizou ou não pagar de todo, levará a um consequente aumento de juros associados, o que inflacionará a sua prestação, podendo levar a um começo de ano atribulado e nada descansado.

Em suma, faça o seu orçamento, disponha de um valor para as suas compras natalícias e não o ultrapasse, e em caso de uso do cartão de crédito, faça-o sempre de forma consciente e informada!

Para um Natal sensacional, conte com os nossos conselhos!

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos pessoalmente ou por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt

Partilhe