Página principal Literacia Financeira Produtos e serviços financeiros Crédito aos consumidores Cartões de crédito e de débito contactless

Cartões de crédito e de débito contactless

09-02-2018

Já lhe aconteceu fazer pagamentos com cartão e não lhe pedirem que coloque o PIN (código secreto)? Trata-se dos chamados pagamentos contactless.

Sabe o que são e se se trata de um método de pagamento seguro? 

Os terminais de pagamento automático com tecnologia de leitura por aproximação ativa, ou em inglês contactless, permitem realizar pagamentos de forma simples e rápida, com cartões que também disponham dessa tecnologia, não necessitando, em regra, da introdução do código secreto ou PIN (do inglês: personal identification number).

Estes terminais e cartões de pagamento são já utilizados em diversos países e baseiam-se em tecnologia incorporada nos cartões que têm o seguinte símbolo:

 

Em Portugal os pagamentos realizados com esta tecnologia podem ser efectuados sem PIN, mas dentro dos seguintes limites:

 

– Quando o  pagamento ficar abaixo do montante máximo estabelecido pela entidade emitente, que regra geral, é no máximo de 20 euros por transação;

 

– Quando o valor acumulado dos pagamentos efectuados sucessivamente sem PIN for inferior a 60 euros.

Contudo, a inserção do PIN do cartão poderá ser solicitada, mesmo que sejam respeitados os limites definidos pela entidade emitente.

Fora de Portugal, são aplicadas as regras definidas para a rede de cada país do emitente.

De acordo com o Banco de Portugal, as operações com a tecnologia contactless cumprem os requisitos de segurança das transações com cartão, sendo que o cartão deverá ficar sempre na posse do respetivo titular.

Trata-se de uma tecnologia que pode ser usada em diversos dispositivos móveis como, por exemplo, um telemóvel, relógio ou pulseira.

Em Portugal, a tecnologia que permite efetuar pagamentos com cartão através de leitura por aproximação está já disponível em mais de 60% dos terminais de pagamento automático.

Atualmente já é possível encontrar estes terminais em diversos locais, tais como lojas comerciais, supermercados ou hipermercados, cafés, restaurantes e hotéis e estima-se em mais de 30% os cartões emitidos em Portugal que já dispõem desta tecnologia.

Se tiver dúvidas é aconselhável que solicite esclarecimentos prévios à sua utilização e funcionamento junto do banco ou da entidade emitente do cartão de pagamento.

 

Não hesite em contactar-nos, pessoalmente, através do Portal do GAS  (apoio ao sobre-endividado e orientação económica)  ou para o seguinte email:gas@deco.pt   ou  gas.norte@deco.pt

 

Mais informação: 

Site DECO Proteste – Cartões de crédito e de débito contactless são seguros?

Site Banco de Portugal – Pagamentos contactless. Sabe o que são?

Partilhe