Já lhe aconteceu fazer pagamentos com cartão e não lhe pedirem que coloque o PIN (código secreto)? Trata-se dos chamados pagamentos contactless.
Sabe o que são e se se trata de um método de pagamento seguro?
Os terminais de pagamento automático com tecnologia de leitura por aproximação ativa, ou em inglês contactless, permitem realizar pagamentos de forma simples e rápida, com cartões que também disponham dessa tecnologia, não necessitando, em regra, da introdução do código secreto ou PIN (do inglês: personal identification number).
Estes terminais e cartões de pagamento são já utilizados em diversos países e baseiam-se em tecnologia incorporada nos cartões que têm o seguinte símbolo:
Em Portugal os pagamentos realizados com esta tecnologia podem ser efectuados sem PIN, mas dentro dos seguintes limites:
– Quando o pagamento ficar abaixo do montante máximo estabelecido pela entidade emitente, que regra geral, é no máximo de 20 euros por transação;
– Quando o valor acumulado dos pagamentos efectuados sucessivamente sem PIN for inferior a 60 euros.
Contudo, a inserção do PIN do cartão poderá ser solicitada, mesmo que sejam respeitados os limites definidos pela entidade emitente.
Fora de Portugal, são aplicadas as regras definidas para a rede de cada país do emitente.
De acordo com o Banco de Portugal, as operações com a tecnologia contactless cumprem os requisitos de segurança das transações com cartão, sendo que o cartão deverá ficar sempre na posse do respetivo titular.
Trata-se de uma tecnologia que pode ser usada em diversos dispositivos móveis como, por exemplo, um telemóvel, relógio ou pulseira.
Em Portugal, a tecnologia que permite efetuar pagamentos com cartão através de leitura por aproximação está já disponível em mais de 60% dos terminais de pagamento automático.
Atualmente já é possível encontrar estes terminais em diversos locais, tais como lojas comerciais, supermercados ou hipermercados, cafés, restaurantes e hotéis e estima-se em mais de 30% os cartões emitidos em Portugal que já dispõem desta tecnologia.
Se tiver dúvidas é aconselhável que solicite esclarecimentos prévios à sua utilização e funcionamento junto do banco ou da entidade emitente do cartão de pagamento.
Não hesite em contactar-nos, pessoalmente, através do Portal do GAS (apoio ao sobre-endividado e orientação económica) ou para o seguinte email:gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt
Mais informação:
Site DECO Proteste – Cartões de crédito e de débito contactless são seguros?
Site Banco de Portugal – Pagamentos contactless. Sabe o que são?