Página principal Literacia Financeira Ceia de Natal: Desfrute sem preocupações e ajude a sua carteira!

Ceia de Natal: Desfrute sem preocupações e ajude a sua carteira!

22-11-2019

Todos conhecemos a típica correria das compras de Natal: filas enormes, supermercados cheios e lojas sem stocks. Decerto que já passou por alguma destas situações.

Porém, Dezembro não é só um mês de festa. É também um mês em que gastamos algum dinheiro em compras, quer seja de presentes, quer seja para a tradicional Ceia de Natal.

Evitar gastos excessivos/desnecessários

Assim, e para evitar gastos excessivos/desnecessários, recomendamos que siga os seguintes preceitos:

Antes de ‘embarcar’ na aventura das compras, faça o seu orçamento para o Natal, defina o dinheiro que pretende gastar, de forma a não se descontrolar e assim conseguir gerir bem as suas finanças.

Organizar a ceia de Natal

Se vai organizar a ceia de Natal comece por fazer  a sua lista de presenças/convidados. Decida quem realmente quer convidar, e reparta despesas! Se cada um dos seus convidados trouxer algo (seja salgado ou doce) poderá poupar algum dinheiro e assim evitar excessos e eventuais gastos abusivos de comida.

Pense nos gostos dos convidados e decida o que vai servir. Seja criativo, para conseguir uma ceia ajustada ao seu orçamento e saudável. Para evitar problemas de última hora o ideal é planear atempadamente a ementa.

Depois de decida deve fazer a lista dos produtos necessários e comprar os produtos com alguma  antecedência. Não deixe as compras para a véspera, pode fazer toda a diferença!

Não se esqueça de comparar preços.  Consulte os folhetos que lhe deixam na caixa do correio ou faça pesquisas online. Hoje em dia quase todos os supermercados e hipermercados têm loja online e, por isso, facilmente conseguirá comparar preços sem sair de casa.

Esteja atento às promoções. Há muitos produtos, como as bebidas, o vinho, a farinha, os ovos, que podem ser comprados com. Porquê? Todos os anos, os preços têm tendência para aumentar em dezembro.

Mas,  o seu orçamento  pode, também,  contemplar o dinheiro para as prendas. Se não quer deixar de oferecer lembranças e não quer penalizar muito a sua carteira, deve começar por definir a quem vai dar um lembrança o valor que tem disponível para cada uma.

Faça uma análise de mercado. Saiba ‘ao que vai’ escolhendo os presentes que quer comprar de antemão, analisando os preços praticados, verificando vários retalhistas/lojas, de modo a conseguir economizar alguns cêntimos.

 Não se deslumbre. Sabemos que nesta época, tudo é mais apelativo e propício ao gasto de dinheiro fácil. Analise bem as suas escolhas e verifique se de facto, está a fazer uma boa opção. Por vezes a tentação poderá levar a melhor, mas não deixe que tal aconteça.

Com estas pequenas dicas, queremos ajudá-lo a poupar e a potenciar o seu orçamento natalício, sem nunca esquecer o tradicional, assegurando um Natal feliz e poupado!

 

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos pessoalmente ou por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt

Partilhe