Todos conhecemos a típica correria das compras de Natal: filas enormes, supermercados cheios e lojas sem stocks. Decerto que já passou por alguma destas situações.
Porém, Dezembro não é só um mês de festa. É também um mês em que gastamos algum dinheiro em compras, quer seja de presentes, quer seja para a tradicional Ceia de Natal.
Evitar gastos excessivos/desnecessários
Assim, e para evitar gastos excessivos/desnecessários, recomendamos que siga os seguintes preceitos:
Antes de ‘embarcar’ na aventura das compras, faça o seu orçamento para o Natal, defina o dinheiro que pretende gastar, de forma a não se descontrolar e assim conseguir gerir bem as suas finanças.
Organizar a ceia de Natal
Se vai organizar a ceia de Natal comece por fazer a sua lista de presenças/convidados. Decida quem realmente quer convidar, e reparta despesas! Se cada um dos seus convidados trouxer algo (seja salgado ou doce) poderá poupar algum dinheiro e assim evitar excessos e eventuais gastos abusivos de comida.
– Pense nos gostos dos convidados e decida o que vai servir. Seja criativo, para conseguir uma ceia ajustada ao seu orçamento e saudável. Para evitar problemas de última hora o ideal é planear atempadamente a ementa.
– Depois de decida deve fazer a lista dos produtos necessários e comprar os produtos com alguma antecedência. Não deixe as compras para a véspera, pode fazer toda a diferença!
– Não se esqueça de comparar preços. Consulte os folhetos que lhe deixam na caixa do correio ou faça pesquisas online. Hoje em dia quase todos os supermercados e hipermercados têm loja online e, por isso, facilmente conseguirá comparar preços sem sair de casa.
– Esteja atento às promoções. Há muitos produtos, como as bebidas, o vinho, a farinha, os ovos, que podem ser comprados com. Porquê? Todos os anos, os preços têm tendência para aumentar em dezembro.
Mas, o seu orçamento pode, também, contemplar o dinheiro para as prendas. Se não quer deixar de oferecer lembranças e não quer penalizar muito a sua carteira, deve começar por definir a quem vai dar um lembrança o valor que tem disponível para cada uma.
– Faça uma análise de mercado. Saiba ‘ao que vai’ escolhendo os presentes que quer comprar de antemão, analisando os preços praticados, verificando vários retalhistas/lojas, de modo a conseguir economizar alguns cêntimos.
– Não se deslumbre. Sabemos que nesta época, tudo é mais apelativo e propício ao gasto de dinheiro fácil. Analise bem as suas escolhas e verifique se de facto, está a fazer uma boa opção. Por vezes a tentação poderá levar a melhor, mas não deixe que tal aconteça.
Com estas pequenas dicas, queremos ajudá-lo a poupar e a potenciar o seu orçamento natalício, sem nunca esquecer o tradicional, assegurando um Natal feliz e poupado!
Não hesite em contactar-nos, pessoalmente, através do Portal do GAS (apoio ao sobre-endividado e orientação económica) ou para o seguinte email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt