Página principal Literacia Financeira ALERTAS Entidade não habilitada a conceder crédito

Entidade não habilitada a conceder crédito

10-09-2018

O Banco de Portugal vem alertar: Entidade não habilitada a conceder crédito atua, designadamente, nos sites da internet com os endereços: https://bk.finadev.de e https://pt.finadev.de

A DECO tem sido alertada  por consumidores que nos reportaram atuação de intermediário de crédito que prometia crédito fácil. Atuava essencialmente através de informação nas redes sociais e através da internet, cobrando montantes entre 200€ a 800€, com a promessa de concessão de crédito imediato.

Na sequência da denúncia efetuada por consumidores, foi possível ao GPF/DECO alertar o Banco de Portugal, pois considerávamos estar perante situação altamente lesiva dos interesses dos consumidores em consequência da atuação de “Intermediário de Crédito” não habilitado para tal.

A situação culminou agora com um alerta do supervisor, que adverte que “os serviços de “empréstimo” publicitados designadamente nos sites da internet com os endereços https://bk.finadev.de e https://pt.finadev.de , não pertencem a qualquer entidade que se encontre habilitada a exercer, em Portugal”.

A atividade de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira encontra-se reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal e o acesso à atividade de intermediário de crédito depende de autorização e de registo junto do Banco Central.

Chamamos a atenção dos consumidores particularmente para o facto de o intermediário de crédito não poder receber ou entregar valores relacionados com a formação, a execução e o cumprimento antecipado dos contratos de crédito.

Para mais informação, poderá consultar o comunicado hoje emitido pelo Banco de Portugal através da hiperligação seguinte:

https://www.bportugal.pt/comunicado/entidade-nao-habilitada-conceder-credito-1

 

Agradecemos a todos os consumidores que colaboraram connosco e nos apresentaram as suas denúncias, contribuindo assim decisivamente para o alerta ora emitido, o que permitirá evitar que outros consumidores possam vir a ser lesados ou vítimas de futuras fraudes ou burlas.

 

No seu interesse, ajude-nos a ajudá-lo, reportando-nos situações que considere lesivas dos interesses do consumidor.

 

Não hesite em contactar-nos, pessoalmente, através do Portal do GAS (Apoio ao Sobre-endividado e/ou Orientação Económica) ou para o seguinte e-mail: gas@deco.pt  ou  gas.norte@deco.pt .

Partilhe