A Educação Financeira, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), é o processo pelo qual os consumidores financeiros melhoram a sua compreensão dos produtos e conceitos financeiros e desenvolvem capacidades e confiança para se tornarem mais atentos aos riscos e oportunidades financeiras, tomarem decisões refletidas, saberem onde se dirigir para obter ajuda e adotarem comportamentos que melhorem o seu bem-estar financeiro.
Referencial de educação financeira
O Referencial de Educação Financeira foi elaborado pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, em parceria com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal (atual Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) – com o objetivo de promover a educação financeira de crianças, jovens e adultos em contexto escolar e formativo.
O Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos é o documento orientador para a implementação da educação financeira em contexto educativo e formativo.
Este documento pode ser utilizado pelos professores no contexto do ensino de qualquer disciplina ou área não disciplinar, em todos os níveis de escolaridade e modalidades de ensino.
Cadernos de Educação Financeira
Foram publicados Cadernos de Educação Financeira que pretendem apoiar alunos e professores na abordagem aos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para os diferentes níveis e ciclos de ensino. Podem ser trabalhados nos diversos contextos curriculares de aprendizagem, no âmbito das disciplinas ou no desenvolvimento de projetos.
Estes cadernos contam com quatro volumes: o Caderno de Educação Financeira 1, o Caderno de Educação Financeira 2 e o Caderno de Educação Financeira 3, dirigidos ao 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, respetivamente, e o Caderno de Educação Financeira 4, para o ensino secundário.

Caderno de Educação Financeira para o 1º ciclo

Caderno de Educação Financeira para o 2.º ciclo

Caderno de Educação Financeira para o 3.º ciclo

Caderno de Educação Financeira para o ensino secundário para alunos

Caderno de Educação Financeira para o ensino secundário para professores
Comissão Europeia e OCDE/INFE publicam referencial de Literacia Financeira para adultos
A Comissão Europeia e a Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE) publicaram hoje um referencial de competências de literacia financeira para a população adulta da União Europeia: EU/OECD-INFE financial competence framework for adults in the European Union.
