Página principal Literacia Financeira ESPAÇO CONSUMIDOR Espaço consumidor:”Preciso de me livrar das dívidas!”

Espaço consumidor:”Preciso de me livrar das dívidas!”

08-03-2017
Um consumidor colocou-nos a seguinte questão:

“Estou no vermelho! Preciso de me livrar das dívidas! A DECO pode conseguir-me um empréstimo?”

A DECO informa:

Quando se diz que alguém está “no vermelho” quer dizer que as suas despesas estão maiores que os seus rendimentos.
Muitas vezes uma saída fácil para esta situação é recorrer a mais um empréstimo para pagar as outras prestações.
Mas atenção: esta postura pode ser perigosa!
Se pretende recorrer a um novo empréstimo terá que o fazer junto de  um banco ou instituição de crédito isto porque, a atividade de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira está reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal.
Ao pedir um novo empréstimo seja através de um crédito pessoal, cartão de crédito ou outro, irá pagar mais juros, aumentar a sua taxa de esforço  e estará a sobrecarregar o seu orçamento familiar. E quando menos esperar o seu endividamento cresceu tanto que se tornará insustentável.
Poderá estar a entrar numa bola de neve ao assumir novos créditos para pagar outros e entrar numa espiral de endividamento que, ao invés de resolver o seu problema, só o irá agravar.
Quando tiver dificuldade em pagar as  prestações de crédito, atrasar o pagamento das fatura da água, da luz, a meio do mês já não tem dinheiro,  não tenha vergonha de procurar ajuda.
Antes de mais deverá contactar as entidades de crédito, expor a sua situação e tentar encontrar uma solução.
Poderá renegociar sua dívida e baixar as prestações de crédito e os juros associados.
Uma atitude prudente será deixar de usar o cartão de crédito, cujo juro é o mais elevado e moderar as suas compras futuras para não aumentar o endividamento.
De preferência,  tendo de priorizar pagamentos, pague primeiros os créditos cujo juro é mais elevado.
Tome uma atitude responsável e tente equilibrar suas finanças sem recorrer a novos créditos, mas antes tentando livrar-se dos existentes. Alongar o prazo de amortização de alguns dos empréstimos, consolidar ou recorrer a uma carência, por exemplo, poderão resolver a sua situação financeira no curto/médio prazo, mas tente livrar-se das sua dívidas tão rápido quanto possível.

A DECO poderá orientá-lo na busca da melhor solução, de acordo com o seu orçamento e capacidade financeira e mediar, em seu nome, a renegociação com os credores.
Se necessitar, peça-nos ajuda. E quanto mais cedo melhor!

A experiência da DECO de 17 anos no apoio a consumidores sobre endividados poderá fazer a diferença na solução a adotar, sem necessitar de recorrer a novos empréstimos.

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar-nos, 

pessoalmente, através do Portal do GAS ou para o seguinte email: gas@deco.pt   ou  gas.norte@deco.pt

Partilhe