
No Dia Nacional do Estudante que hoje se comemora deixamos aqui algumas sugestões para os universitários, que poderão ser úteis e ajudá-los a melhor gerir as finanças pessoais, agora que se prevê uma recuperação da situação pandémica que atravessamos.
Muitos estudantes universitários foram privados da sua fonte de rendimento durante a crise de Covid-19, nomeadamente de trabalho em part-time, face ao encerramento de atividades económicas e viram-se confrontados com dificuldades económicas, sem poderem recorrer à família, face à situação que todos atravessamos.
Ter algumas poupanças para situações de emergência e bem gerir o orçamento revelaram-se de fundamental importância neste quadro.
Agora importará aprender com o passado e preparar o futuro para que ninguém seja apanhado desprevenido.
O controlo das finanças pessoais é pois muito importante e não dá assim tanto trabalho.
Organização será a palavra de ordem, que poderá trazer muitos benefícios aos estudantes.
Aqui ficam algumas dicas que poderão ajudar:
- Seguir o rasto do dinheiro
Usar uma folha de cálculo ou uma aplicação que permita fazer um orçamento, controlar as despesas, receber alertas de pagamento ou até ajudar na poupança, podem ser úteis;
- Diversificar a fonte de rendimento
Investir em mais do que uma fonte de rendimento pode ser uma forma de evitar futuras “dores de cabeça” com as finanças pessoais;
- Criar um fundo de emergência
Ter algum dinheiro reservado para um imprevisto será prevenir o endividamento excessivo;
- Livrar-se do cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser útil, mas quando é um meio de descontrolo do dinheiro que gastamos e leva a pagar juros elevadíssimos, o melhor é livrarem-se dele o mais rapidamente possível.
E se precisarem de um empréstimo evitem utilizar o cartão de crédito;
- Não deixar dívidas por pagar
Evitar ficar com registos negativos de crédito por incumprimento no Banco de Portugal, que amanhã pode impedir a obtenção de um crédito;
- Abrir uma conta bancária
Usufruir de uma conta jovem ou da conta de serviços mínimos bancários, pode levar a que não sejam cobradas comissões de manutenção de conta ou outras. Investiga o banco que ofereça as melhores condições e compara as “ofertas”;
- Ser inteligente na gestão de dinheiro
Ter atenção às compras por impulso ou aos gastos supérfluos e eventuais despesas com anuidades de cartões, ginásio ou outras que não precisem ou não estejam a usufruir. Comparar preços on-line permite fazer as melhores escolhas. E na hora de pagar fazer a opção correta.
- Cuidado com o digital
Os cuidados que teríamos na deslocação a uma loja física ou a um balcão do banco, devem ser tidos em conta ao utilizar a banca digital ou o comércio eletrónico.
Devem ser tomadas todas as precauções para evitar fraudes e prevenir eventuais crimes cibernéticos.