Página principal Literacia Financeira ESTATÍSTICA Familias sobre-endividas em 2016: O que está a mudar

Familias sobre-endividas em 2016: O que está a mudar

19-04-2016

Atualmente, já não faz sentido falar apenas dos 3 D (desemprego, doença e o divorcio) como as principais causas das dificuldades financeiras das famílias, elas são cada vez mais complexas variadas. Os dados do GAS demonstram esta realidade. As penhoras são uma das causas que mais tem ganho terreno entre as razões que levam as pessoas a  pedir ajuda ao GAS, representando já 14% do total dos casos, sendo que 4% que decorrem por execuções fiscais.

De acordo com os dados do GAS, o perfil das famílias que solicitam apoio  apresentam um rendimento  médio de 1100€ para um agregado familiar composto por 3 elementos. A principal causa para o incumprimento deve-se a situação de desemprego de um ou dos dois elementos do casal ou à deterioração das condições laborais.  As famílias que pedem ajuda estão multi-endividadas, em regra têm 4 créditos, 1 habitação, 2 pessoais e 2 cartões de crédito.

Os créditos encontram-se, em regra em  incumprimento, sendo que  no  crédito à habitação este ocorre apenas em último recurso, uma vez que as famílias procuram garantir estes pagamentos, mesmo em situações de incumprimento de outros créditos.

Desta forma, este tipo de incumprimento é sintomático de uma taxa de esforço bastante elevada (normalmente, envolvendo a titularidade de outros créditos: pessoais e cartões de crédito) e de uma grave situação de instabilidade financeira.

2

Download: Boletim 1º trimestre

Partilhe