Página principal Literacia Financeira Estão a chegar ao fim as moratórias!

Estão a chegar ao fim as moratórias!

30-09-2021

O prazo da moratória pública aplicada ao crédito hipotecário termina hoje, dia 30 de setembro. No próximo mês as famílias vão retomar o pagamento da prestação do crédito à habitação. Mas, nem todas vão conseguir efetuar o pagamento da prestação.

Os bancos têm apresentado propostas aos consumidores que aderiram à moratória e ainda não recuperaram os seus rendimentos. As famílias devem não só analisar o impacto que as propostas terão nos seus orçamentos familiares mas, também as propostas apresentadas.

Se o consumidor chegar à conclusão de que a proposta de renegociação não é compatível com os seus rendimentos, deve contactar o banco e tentar encontrar uma nova solução.

Se tiver dúvidas contacte-nos!

Com o fim das moratórias, muitas famílias que, ainda não conseguiram recuperar os seus rendimentos, estão a ponderar recorrer a um novo empréstimo para pagar prestações de crédito ou para consolidar os seus créditos, como forma de reduzir custos. Sempre que ponderar recorrer ao crédito consolidado, o consumidor deve verificar as propostas que lhe são apresentadas e analisar as taxas apresentadas e comissões associadas. Não se esqueça de calcular  a taxa de esforço. Todo o cuidado é pouco quando se fala de crédito!

Controlar as despesas e as receitas é fundamental.  Nada como fazer um orçamento mensal, de forma a manter as finanças controladas e debaixo de olho!

Saiba que pode sempre contar com o GPF DECO para o apoiar a interceder junto das instituições de crédito para reestruturar os seus créditos e ajudá-lo a retomar o equilíbrio da sua vida financeira!

O fim da moratória não tem de ser um pesadelo! A DECO ajudá-lo-á a recuperar uma saúde financeira próspera e organizada!

NN

Partilhe