
Foi com enorme sucesso e participação entusiástica que decorreu, entre 22 a 26 de março, a Global Money Week, dirigida à comunidade escolar de todo o mundo.
A Global Money Week é uma campanha internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras, coordenada a nível mundial pela OCDE/INFE-International Network on Financial Education e comemora-se anualmente em março, envolvendo cerca de 175 países e 40 milhões de jovens dos vários cantos do mundo, com o objetivo essencial de alertar para a importância de desde cedo desenvolverem competências para uma boa do seu dinheiro.
Em Portugal foram realizadas várias atividades desenvolvidas pelos parceiros da iniciativa, tendo estado sob a responsabilidade da DECO um conjunto de Aulas Abertas, que visaram reforçar a literacia financeira dos estudantes, contando com a participação de mais de 600 jovens e 23 escolas.
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
Agrupamento de Escolas da Bemposta
Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Agrupamento de Escolas de Vendas Novas
Agrupamento Escolas Bonfim
Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja
Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença
Colégio Bernardette Romeira
Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas de Pevidém
EB23 Dr. José Neves Júnior
Escola Secundaria de Rio Tinto
Agrupamento de Escolas de Monte da Ola
Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento – Santo Tirso
Epamac
Escola Profissional de Alvito
Escola Profitecla
Escola Secundária de Marco de Canaveses
Escola Secundária Fernando Namora
JGZarco
Este ano, o tema central das aulas foi “Cuida de ti. Cuida do teu dinheiro”.

As aulas decorreram on-line, através da plataforma Zoom, com recurso a um Quizz, tendo os jovens tido oportunidade de acompanhar as atividades de forma interativa e participativa.
Foram abordadas temáticas ligadas ao consumo sustentável, à vantagem de economizar e poupar, de saber gerir o dinheiro e elaborar um orçamento familiar ou para a importância da conta bancária e de “fazerem crescer o dinheiro” através de investimentos seguros, por exemplo.
Foram também alertados para a relevância do empreendedorismo e para uma boa utilização dos serviços financeiros na era digital, levando os alunos a refletir sobre a importância de saberem lidar com as questões financeiras desde cedo e ao longo da vida, no exercício de uma cidadania plena e responsável, ajudando-os a tomar as decisões certas para acautelar o seu futuro.
AP