Vai pedir um crédito habitação?

03-03-2020

A compra de casa própria é talvez uma das decisões financeiras mais importantes e porventura o investimento de maior impacto nas finanças pessoais e na vida do consumidor. Se pretende dar esse passo, deverá estar devidamente informado, para ponderar e decidir de forma responsável.

Ninguém pretenderá assumir riscos desnecessários nem hipotecar o futuro, pelo que será importante pesar os prós e contras para prevenir eventuais consequências de difícil solução a médio/longo prazo.

A concretização de tal objetivo estará dependente não só da capacidade financeira de quem pretende comprar o imóvel, do seu rendimento e das garantias que possa apresentar, como da utilização de algumas poupanças para a entrada inicial do crédito à habitação.

Depois de escolhida a casa de sonho, como optar pelo melhor financiamento? A resposta não será simples e exige alguma pesquisa de mercado, pois não deve limitar-se a consultar apenas o banco onde tem conta bancária.

Face à vasta oferta de crédito existente no mercado, nem sempre é fácil a escolha pela melhor solução de crédito. Para muitos, essa avaliação torna-se ainda mais difícil face ao conjunto e complexidade de informação veiculada e pela linguagem utilizada.

Dado o impacto que esta decisão trará no orçamento familiar, é muito importante que esteja informado das principais características deste tipo de empréstimo e da necessidade de comparar as várias propostas, a solicitar junto das diferentes instituições de crédito. Todo o processo carece de avaliação das partes envolvidas, pelo que necessitará fazê-lo com tempo.

Breve Guia: Crédito à Habitação 

 

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos pessoalmente ou por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt

 

AP/NN

Partilhe