Página principal Literacia Financeira O investimento visto pelos mais novos

O investimento visto pelos mais novos

01-06-2023

No Dia Mundial da Criança, a DECO vem, uma vez mais, revelar como os mais novos veem o dinheiro e o investimento, bem como a importância que a literacia financeira tem para os jovens consumidores, por forma a torná-los  adultos, informados e resilientes na gestão da sua vida financeira.

O investimento é um tema que interessa sobretudo aos adultos, mas são os jovens que tem a melhor ferramenta o seu lado, o tempo. Quanto mais cedo os mais novos souberem como podem poupar e rentabilizar o seu dinheiro maior será o seu retorno.

Alerta para esta realidade, a DECO tem tido um papel ativo na promoção da literacia financeira junto dos jovens consumidores através de sessões informativas e webinares, entre outros eventos, que permitem o acesso a informação para a construção de uma vida financeira, em que os bons hábitos de gestão prevalecem desde cedo.


O Gabinete de Proteção Financeira da DECO, juntamente com a DECOJovem, que gere um segmento de formação com conteúdos de educação ao consumidor cujo público-alvo são as comunidades escolares, participou na edição de 2023 da Global Money Week. Trata-se de uma campanha anual de informação global que procura sensibilizar os jovens consumidores para as boas práticas de gestão do dinheiro pessoal e para a importância de criar hábitos de poupança.

Nesta edição contámos com a participação de 1233 crianças e jovens do 1º ciclo ao ensino secundário, de 64 escolas de todo o país e lançámos aos estudantes  o desafio de pensar sobre o investimento e  a forma de otimizar as suas poupanças.

Após estas sessões foi possível proceder à análise de alguns dados que vos convidamos a consultar no seguinte link:

Oferecemos alguns conselhos para os mais novos, que são também consumidores:

  • Assume a liderança das tuas finanças!
  • Negoceia com os teus pais um valor para uma semanada ou mesada;
  • Foca-te no essencial;
  • Define um montante para a poupança e estabelece os objetivos que queres alcançar, é mais fácil poupar com uma meta definida – “quanto preciso e para quê?”;
  • Evita ceder aos apelos do consumo, ‘cool’ não é sinónimo de gastar muito dinheiro;
  • Guarda 10% do dinheiro que recebes, quer sejam 5 ou 50 euros. “Chapa ganha, chapa gasta” não é de todo uma boa solução!

Para além do que consegues poupar, verifica o que podes fazer para economizar:

  • Instala uma app de poupança: um bom personal trainer financeira ajuda no exercício de poupar;
  • Ganha dinheiro com as tuas capacidades, dá asas à tua criatividade;
  • Compromete-te com a tua família a reduzir as faturas; está atento ao pacote de telecomunicações: recorre mais ao wi-fi e menos aos dados movéis;
  • Reinventa as tuas refeições em família: procura ideias em blogues de refeições saudáveis e low-cost;
  • Escolhe produtos “mais leves” no preço: pesquisa e compara em lojas físicas e online;
  • Para a escola leva sempre a lancheira e assim pouparás na carteira.

Literacia financeira junto dos jovens

A promoção da literacia financeira junto dos jovens, sobretudo em idade escolar, é um dos meios mais eficaz para a capacitação financeira, permitindo formar, desde cedo, adultos capazes de, ao longo da sua vida, ter uma relação saudável com o dinheiro.

Assim, A DECO defende a realização de ainda mais sessões de esclarecimento sobre este tema dirigidas aos mais jovens, alertando para situações de risco ou ruturas financeiras e apelando a comportamentos responsáveis em relação às obrigações que assumem quando contraem crédito, desenvolvendo a consciência de que a poupança deve ser a linha orientadora na gestão do seu orçamento em todas as etapas da vida.


Mais informação:

Site da DECOJovem

Site da Global Money Week

C

Partilhe