Página principal Literacia Financeira Educação Financeira promovida nas Escolas de Amarante

Educação Financeira promovida nas Escolas de Amarante

04-04-2022

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Consumidor e cientes de que investir na literacia financeira ao longo da vida é muito importante, a DECO em parceria com a Câmara Municipal de Amarante e com a colaboração do projeto AGIR-CLDS 4G, realizou duas ações de sensibilização em Escolas de Amarante, desta vez para alunos do Externato de Vila Meã e da EPALC – Escola Profissional António do Lago Cerqueira, em Vila Caiz.

A DECO teve oportunidade de partilhar com os jovens a sua experiência e contribuir para os alertar para a importância de, desde cedo, promoverem a consciência financeira e adquiram gradualmente as competências e o conhecimento necessário para as tomadas de decisão de consumo e financeira mais adequadas.

Pretendeu-se ainda habilitar os alunos e dotá-los dos instrumentos necessários para, se necessário, serem capazes de alterar as atitudes e os comportamentos com vista a um futuro mais feliz e sustentável e ao mesmo tempo, adquirirem a necessária resiliência financeira.

A interação com os alunos e as ferramentas utilizadas revelaram-se de extrema importância pedagógica, permitindo que, de forma lúdica e respondendo a questões de literacia financeira, serem confrontados com as soluções mais adequadas e sustentáveis.

Em diálogo posterior entre todos, puderam aprender de forma simples e descontraída sobre temáticas tão importantes para a vida e que contribuem para a sua educação financeira.

A Câmara Municipal de Amarante, através da Vereadora Rita Marinho Batista, com os Pelouros da Defesa do Consumidor e da Juventude, alertou também para a importância de os jovens serem proativos e colaborarem com o Município para um desenvolvimento mais eficaz e uma melhor resposta aos seus interesses e necessidades como consumidores e agentes de mudança, promovendo uma cidadania mais ativa no desenvolvimento de Amarante.

A DECO reafirmou o seu interesse em reforçar os laços de colaboração já existentes com o Município, desde há 7 anos, em rede com outras entidades, potenciando o apoio à região e aos seus munícipes.

AP

Partilhe