Página principal Literacia Financeira MB Way: como pagar compras com o telemóvel

MB Way: como pagar compras com o telemóvel

16-07-2019

É possível pagar a conta na loja ou uma dívida a um amigo, sem puxar da carteira. Basta um smartphone ou um tablet, a app MB Way e ligação à Net. O serviço inclui agora mais duas funcionalidades: “dividir conta” e “pedir dinheiro”.

O serviço MB Way

O serviço MB Way permite pagar compras com o telemóvel em lojas tradicionais ou online ou levantar dinheiro sem cartão, sem carregamentos ou custos de adesão. O único requisito é ter ligação a uma rede móvel ou a Wi-Fi. Depois, é só descarregar a aplicação e ativá-la numa caixa Multibanco.

A funcionalidade “dividir a conta”

A funcionalidade “dividir a conta” serve, por exemplo, para pagar a sua parte da refeição numa ida ao restaurante com os amigos.

Pode dividir a conta com até 15 pessoas e até € 750 (por pessoa), o que dá um total máximo de 10 500 euros (14 * 750 euros, pois a 15.ª é quem paga a conta no total).

A funcionalidade“Pedir dinheiro”

“Pedir dinheiro” permite “desenrascar” situações em que se vê sem euros de repente. Através da app pode pedir um empréstimo a alguém da sua lista de contactos que também seja utilizador MB Way. Quem receber a notificação pode escolher o cartão a utilizar ou também rejeitar a operação. Quer na funcionalidade “Dividir conta” quer na “Pedir dinheiro”, o utilizador fica de imediato com o dinheiro disponível.

Mas tenha atenção, pois alguns bancos estão a cobrar comissões pelas transferências através da aplicação. Somos contra esta prática e, por isso, lançámos a ação MB WAY. Reclame para o Banco de Portugal limitar estas comissões.

Pagar com MB Way é seguro

Os nossos especialistas concluíram que é um método de pagamento seguro, já que as transações são processadas pela SIBS – entidade responsável pela gestão da rede Multibanco. Na prática, está apenas a utilizar o seu cartão de débito no telemóvel, ou seja, nunca partilha os dados bancários com a loja. Além disso, a autenticação da transação é feita por si, através de um código PIN.

Todas as comunicações são feitas com HTTPS (sistema que torna as comunicações seguras) e certificados de autenticação de cliente. Isto é suficiente, porque como os dados do cartão são desnecessários para o MB Way, as certificações de segurança para bases de dados tornam-se também dispensáveis.

O seu dinheiro só fica em risco se alguém tiver acesso ao telemóvel e ao código PIN, ou seja, as vulnerabilidades são iguais às do cartão Multibanco. Mas, mesmo nesta situação, o MB Way permite uma segunda linha de proteção. Se o telemóvel tiver ativada a funcionalidade de bloqueio, pode impedir (ou pelo menos dificultar) o acesso à aplicação. A própria app MB Way pode ser bloqueada e só funcionar depois de o utilizador inserir o código de bloqueio.

Como aderir ao serviço MB Way

Pode aderir ao MB Way nas caixas Multibanco. A opção “MB Way” está disponível no ecrã principal, depois de inserir o código PIN do cartão.
É pedido o número de telemóvel a usar no serviço e o limite de compras diário que pretende. Este limite pode ser ajustado quando quiser. A caixa vai ainda pedir que escolha um código PIN com 6 dígitos e que confirme os dados.

Após a adesão

Após a adesão, tem de instalar a aplicação MB Way no telemóvel que indicou. A mesma está disponível para iOS e Android. Ao aceder, siga os passos.
Depois de ler e concordar com os termos e condições e confirmar que já aderiu via caixa Multibanco, ative a aplicação MB Way: insira o seu número de telemóvel e o PIN MB Way.

Receberá de imediato um SMS com o código de ativação. Insira-o na app.

Carregue em “continuar” e o serviço fica pronto a ser utilizado.
Após ativar o MB Way, é sugerido adicionar o e-mail, caso pretenda que seja uma alternativa ao número de telefone.

 

As comissões sobre as transferências MB WAY penalizam situações simples do dia-a-dia. Reclame aqui para o Banco de Portugal limitar os custos.

Partilhe