Página principal Literacia Financeira ALERTAS MBWAY: Para uma boa utilização é necessária uma boa informação!

MBWAY: Para uma boa utilização é necessária uma boa informação!

06-02-2020

Atrás de uma grande aplicação vem sempre uma boa explicação.

Com o evoluir da tecnologia e dos sistemas informativos, o nosso dia-a-dia mudou para melhor, sendo que passámos a ter uma maior variedade de dispositivos que facilitam (e muito!) o nosso quotidiano.

Porém, já dizia Fernando Pessoa: ‘Primeiro estranha-se, depois entranha-se’. À primeira vista, o que parece complicado e pouco intuitivo, com a informação e esclarecimento corretos, torna-se sensitivo e fácil de utilizar.E é o caso da aplicação MBWAY.

Esta aplicação, que veio revolucionar a forma como movimentamos as nossas contas bancárias, tem como principal mote, ajudar-nos a poupar tempo e deslocações desnecessárias aos balcões, permitindo-nos fazer transferências e pagamentos, à distância de um clique.

A eliminação da burocracia é também uma das premissas desta app, sendo que manuseada da forma correta e com a informação e conhecimento da mesma, pode ser uma grande aliada!

Porém, e infelizmente, há sempre quem se aproprie de forma indevida deste tipo de sistemas informáticos, para, de forma maliciosa, burlar e defraudar os utilizadores um pouco menos esclarecidos.

Assim, têm surgido alguns exemplos, de consumidores que foram lesados, de forma imprópria, através da app.

Situações como anúncios online em sites de classificados, onde é referido que pagam a quantia através da aplicação, apresentando depois comprovativos falsos de transações bem como pedido dos últimos dígitos do seu cartão bancário, configuram situações de alerta e desconfiança.

O MBWAY é um método de pagamento seguro que respeita a  proteção de dados pessoais, salvaguardando  as suas informações e nunca partilha os seus dados bancários.

Desconfie logo, caso lhe peçam os últimos dígitos dos seus cartões bancários ou  para se dirigir a uma caixa multibanco onde deve introduzir  uns códigos que ‘darão acesso’ à aplicação. NÃO O FAÇA, pois poderá estar a dar consentimento a que acedam à sua conta de forma indevida!

Relembramos que caso desconfie de algum  comportamento  deve  de imediato fazer uma queixa nas autoridades policiais (PSP, GNR, PJ) bem como no Banco de Portugal e no seu banco.

Ao fazê-lo, estará a proteger-se e salvaguardar-se de eventuais situações lesivas do seu património.

Alertamos também, para as cobranças bancárias pelo uso do MBWAY. Informe-se junto do seu banco, se lhe cobram algum valor pela utilização desta app, uma vez que cada vez mais os bancos disponibilizam as suas próprias aplicações como forma de combater o MBWAY.

A informação é o seu bem mais precioso! Não se deixe cair no engodo!

Para mais informações e esclarecimentos, contacte o GPF DECO!

 

Mais informação:

Site DECOProteste –Comissões sobre transferências MB WAY são desproporcionais -Perante a inoperância do Banco de Portugal, vamos exigir aos partidos políticos que imponham um limite de 0,2% sobre o valor transferido.

 

MS/

Partilhe