
O Governo anunciou esta segunda-feira um pacote de medidas que visam apoiar o rendimento das famílias no combate ao aumento generalizado de preços. Duas das medidas anunciadas referem-se ao pagamento de uma prestação de euros €125 a cada cidadão não pensionista com rendimento mensal até 2.700 euros e um subsídio de 50 euros por dependente até aos 24 anos a todas as famílias.
O pagamento destas prestações extraordinárias será efetuado em outubro pelo Ministério das Finanças ou pelo Ministério da Segurança Social – neste último caso quando se trate de um beneficiário de prestações sociais, de forma automática pelos serviços para o IBAN (International Bank Account Number) associado na Autoridade Tributária ou Segurança Social. Assim é importante que verifique se tem esses dados atualizados ou corretos junto das entidades no portal da AT ou da SS.”.
Para atualizar ou alterar o seu IBAN junto da Autoridade Tributária deverá aceder ao portal das finanças com as suas credenciais e no campo de pesquisa indicar “alterar IBAN” é ainda importante referir que a Autoridade Tributária irá confirmar a titularidade da conta.
No caso da Segurança Social Direta deverá aceder ao site e iniciar a sessão com as suas credenciais de acesso e, no menu ‘Perfil’ aceder a ‘Dados Pessoais’ , ‘Atualizar contactos’ e atualizar o seu e-mail, depois selecionar ‘Conta bancária’ e atualizar o seu IBAN.
Se tem dúvidas sobre esta ou outras medidas anunciadas não hesite em contactar o Gabinete de Proteção Financeira através do telefone (+351) 21 371 0238 ou email gas@deco.pt
CD