
O Banco de Portugal vai colocar em circulação a moeda de coleção, com o valor de 5 euros, em liga de cuproníquel. Serão também emitidas 30 mil moedas com acabamento normal.
Em Portugal, a relação com o dinheiro está a mudar, o uso de notas e moedas está a diminuir. Esta é aliás uma tendência na maioria dos países da zona euro, mas especialmente prevalente nos países do sul da Europa: Portugal, Grécia, Espanha e Chipre.
De acordo com o estudo realizado pelo Banco Central Europeu (BCE) em 2022, sobre os comportamentos financeiros dos consumidores da zona euro, demonstra que os europeus ainda gostam de dinheiro físico. Para 60% dos cidadãos europeus, a possibilidade de segurar o seu dinheiro nas mãos é importante e dão grande importância à a proteção da privacidade e o rápido processamento dos pagamentos. Além disso, os adeptos do dinheiro acreditam que a sua utilização os torna mais conscientes dos hábitos de realizar despesas responsáveis.
O numerário é o único meio de pagamento universal, inclusivo e de aceitação obrigatória.
Em Portugal, a responsabilidade por colocar notas e moedas de euro em circulação está atribuída ao Banco de Portugal que colocará em circulação, no dia 1 de junho de 2023, uma moeda de coleção com o valor de cinco euros.
ATENÇÃO: Esta moeda terá “poder liberatório”, isto é, poderá ser utilizada em pagamentos, mas apenas em Portugal.

A moeda de coleção Miragaia longicollum conta com uma liga de cuproníquel e integra a série “Dinossauros de Portugal”.
No anverso:
A imagem do fóssil do dinossauro em espiral;
Ao centro, o valor facial e o escudo nacional;
Na orla esquerda, as legendas “Portugal” e “2023”.
No reverso:
No campo central, o dinossauro em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito;
Na zona inferior, em silhueta, a representação do solo e de um arvoredo;
Na orla esquerda, a indicação da autora e a legenda “Casa da Moeda”;
Na orla direita, o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.
A distribuição ao público da nova moeda será feita por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional — Casa da Moeda. O BdP indica ainda que serão emitidas 30 mil moedas com acabamento normal.

20 anos
Em 2022, celebrou-se o 20º aniversário da entrada em circulação das notas e medas de euro
A introdução das notas e moedas de euro em 2002 foi um marco na história da Europa. Constitui um evento histórico mundial, pois foi, e ainda é, a maior transição monetária jamais realizada no mundo.
NN