Página principal Literacia Financeira OBSERVATÓRIO PRÁTICAS CONCESSÃO de CRÉDITO Crédito aos consumidores: maturidade (outubro de 2018)

Crédito aos consumidores: maturidade (outubro de 2018)

15-10-2018

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal o  verão de 2018 foram concedidos  mais de 600 milhões de euros às famílias portuguesas, um aumento tanto face ao mês anterior  como  face ao valor financiado no mesmo mês do ano passado.

Os dados do Banco de Portugal  demonstram que  foram concedidos 602,93 milhões de euros em crédito ao consumo em agosto, um aumento de 1,2% face aos 595 milhões em julho.  De referir que em julho entrou em vigor a recomendação, do  Banco de Portugal que introduziu  limites a alguns dos critérios usados na avaliação de solvabilidade dos consumidores, abrangendo a concessão de novos créditos à habitação, créditos com garantia hipotecária ou equivalente e créditos ao consumo.

No que concerne ao crédito ao consumo a preocupação foi essencialmente com maturidade dos contratos  tendo sido estabelecido como limite à maturidade original dos empréstimos  10 anos(120 meses) para os novos contratos de crédito ao consumo.

Consultámos os sites das principais instituições de crédito e apuramos  que, em regra o prazo fixado é respeitado, no entanto  a maturidade não deve ser apenas a preocupação do regulador. Os valores financiados assumem valores expressivos,  que podem ter um peso elevado  no endividamento das famílias e nas suas taxas de esforço.

 

Dados recolhidos relativos a credito aos consumidores:

Fonte: site das instituições de crédito  outubro de  2018 

Partilhe