Página principal Literacia Financeira Orçamento Familiar: Como equilibrar o meu saldo? A poupança Poupar para investir de forma segura e consciente…

Poupar para investir de forma segura e consciente…

08-02-2017

São muitos os pedidos de informação que nos chegam sobre produtos financeiros. A falta de informação, subscrição de produtos financeiros sem uma análise atenta das condições contratuais,  desconhecimento dos produtos que se subscrevem levam, muitas vezes,  à perda de valores avultados colocando em risco a saúde financeira da família.

Todos sabemos da extrema importância da poupança para as famílias, bem como, das dificuldades para a conseguir alcançar. Só com uma adequada gestão do orçamento familiar se poderá retirar dividendos.

Mas, tão importante como efetuar uma boa gestão orçamental, com vista à poupança, é saber como investir a  poupança, fazendo-o de uma forma livre, esclarecida e responsável.

Uma regra fundamental para a poupança e que nunca se deverá esquecer passa por investir apenas o dinheiro de que não precisa para o seu dia-a-dia, devendo ter sempre um fundo de maneio para uma situação extraordinária ou imprevista.

Cabe ao consumidor optar pelo produto financeiro, adequando-o ao seu objetivo, bem como, aos riscos que pretende ou não assumir, não esquecendo o fator rentabilidade.

Contudo, antes de subscrever qualquer produto financeiro, sugerimos que faça uma prospeção de mercado, verificando as várias ofertas das diversas instituições financeiras. Analisar as características das aplicações e solicitar toda a informação sobre as mesmas é fundamental, mas não se deve  ficar pela palavra dada.

Caso o consumidor opte por aplicações que impliquem riscos, deve ponderar previamente para evitar colocar em risco poupanças do agregado familiar. No caso de pretender uma aplicação segura, pode optar por um depósito a prazo, com capital seguro e possibilidade de resgate antecipado.

Perante hesitações peça ajuda para obter noções e dicas de investimento. Questione e leia toda a documentação antes de assinar.

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar-nos!

Entre em contacto com  os nossos serviços,  pessoalmente ou através dos seguintes e-mails:

 gas@deco.pt   ou  gas.norte@deco.pt

 

Mais informação em PROTESTE Investe

 

Partilhe