O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.
Em Portugal existem cerca de 4 milhões de famílias. As famílias são importantes agentes económicos, dispõem de rendimentos, tomam decisões financeiras, tendo em conta as suas preferências e as escolhas que lhe estão acessíveis, nomeadamente do ponto de vista financeiro.
Mas é imprescindível que todos colaborem para o equilíbrio financeiro dos orçamentos familiares e que conversem sobre dinheiro e finanças. Muitas famílias apresentam dificuldades financeiras e muitas têm falta de competências de literacia financeira.
O orçamento familiar é o melhor instrumento que as famílias têm para gerir o seu dinheiro.
É um instrumento imprescindível, mas é necessário mais para que a família goze de uma boa saúde financeira. Desde logo todos os elementos devem saber onde e como se está a gastar o dinheiro. É fundamental saber economizar nas compras, a troca de conselhos e dicas em família é fundamental. Saber como podem poupar, economizar e multiplicar o dinheiro deve ser um objetivo e um desafio.
Não menos importante é reconhecerem que o dinheiro não cai do céu, é necessário “ganha-lo” e isso custa tempo, trabalho e esforço.
Saber reconhecer o valor do dinheiro, tendo presente que ele é um meio que pode ajudar a realizar sonhos e objetivos, se bem administrado.
Se os membros de uma família não falam, nem conhecem a sua situação financeira, então podem ter problemas.
Contudo, esta é uma realidade com a qual nos deparamos frequentemente, as famílias ainda não tem o hábito de conversar sobre dinheiro e acerca das finanças pessoais em casa, envolvendo os elementos da sua família.
Ao falar-se de dinheiro em família, está a contribuir-se para uma vida financeira saudável, pois os membros terão muito mais consciência da importância de saber administrar o dinheiro e tenderão a gerir as finanças com sabedoria.
Por outro lado está-se a contribuir para a educação financeira dos elementos da família e das pessoas à sua volta. Em bom rigor uma discussão sobre dinheiro , pode ser um bom momento para explicar aos mais novos o valor e como gerir o dinheiro.
O GPF da DECO presta aconselhamento e orientação económica, de forma acessível e direcionada a todos os consumidores, em especial os consumidores economicamente vulneráveis, dinamiza sessões de sensibilização sobre as temáticas da Economia Pessoal. Para mais informação poderá contactar-nos por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt