“O FUTURO DO CONSUMIDOR É AGORA… E DEPENDE DE SI!”
Anualmente a DECO promove um Encontro da Rede de Parceiros DECO, fórum privilegiado de reflexão e debate conjunto, com o objetivo essencial de promover a capacitação e reforçar os laços existentes entre todos.
Na edição do corrente ano e perante a atual conjuntura em que vivemos e das múltiplas preocupações de que têm sido veículo, o encontro teve como temática central a seguinte:
“O futuro do consumidor é agora… e depende de si!”.
O Encontro da Rede de Parceiros DECO, da região do Norte e Centro, teve lugar no dia 12 de outubro, em São João da Madeira.
Este foi para todos uma oportunidade de troca de pontos de vista e enriquecimento mútuo, sobre o presente e o futuro do consumidor e os desafios que se lhes colocam num mundo em mudança e cada vez mais digital.
Constituí também uma forma de aprofundar a cooperação existente e estreitar as parcerias para uma resposta mais eficaz, de proximidade e célere às necessidades dos consumidores.
O impacto da Inflação, para além das alterações climáticas no dia a dia dos Consumidores, bem como o reforço da cooperação institucional para melhor responder a essas solicitações, através nomeadamente de projetos conjuntos nas áreas de Habitação e Energia, foram amplamente debatidos, tendo resultado em pistas de reforço da intervenção conjunta.
O GPF da DECO esteve especialmente envolvido na informação e alerta sobre o impacto da inflação, tendo os presentes sido desafiados a, conjuntamente, propor pistas de solução e de minimização do choque no orçamento das famílias que constitui o flagelo da inflação, uma preocupação crescente nos consumidores face à alta generalizada de preços, seja a nível dos bens e serviços essenciais, seja dos combustíveis, rendas de casa ou de crédito à habitação.
Da atividade desenvolvida que consistia em avaliar a situação de famílias tipo e propor ações a adotar para mitigar o efeito da inflação, nomeadamente a nível local ou central, bem como do debate que se seguiu, resultaram um conjunto de propostas e ideias dos Parceiros, alguns dos quais poderiam ser incluídos no OE de 2023 e de que destacamos:
– Redução de custos de cabaz de bens essenciais, nomeadamente via redução fiscal;
– Redução do tarifário e criação da tarifa social para o serviço público essencial de Água;
– Redução do IMI;
– Oferta de Pacote de telecomunicações a baixo custo para os mais carenciados;
– Transportes gratuitos nas cidades para as famílias mais vulneráveis e transporte solidário;
– Campanha de Apoio às famílias na Gestão das Finanças Pessoais.
Este foi um fórum de interação e de debate privilegiado para aprofundamento de competências e de grande partilha entre parceiros, ficando a proposta de ser realizado com maior frequência, em benefício e no enriquecimento de todos.

AP