
Perante o período de seca que estamos a viver em Portugal, neste inverno pouco chuvoso, importará refletir sobre alguns dos nossos hábitos de utilização da água e lembrar algumas práticas de consumo de água mais amigas do ambiente e que, ao mesmo tempo, ajudem a cuidar do orçamento familiar.
De acordo com o World Resources Institute, Portugal é um dos países em risco extremo de escassez de água até 2040.
Todos sabemos que a água é um bem essencial e de primeira necessidade e que, não obstante cerca de 70% do nosso planeta ser água, somente uma ínfima parte dessa água é potável, havendo mais de dois milhões de pessoas no mundo que não têm acesso a esse recurso.
Acresce que 80% das águas residuais resultantes da atividade humana são vertidas na natureza sem receber nenhum tratamento, com a consequente poluição do ambiente.
Estamos, pois, todos convocados a cuidar deste bem escasso e a proceder a algumas alterações nas nossas rotinas, adotando hábitos de consumo conscientes e sustentáveis, contribuindo para melhorar esta realidade e reduzindo a pegada ecológica.
Com estes novos comportamentos estaremos também a contribuir para reduzir os nossos gastos domésticos beneficiando o orçamento mensal da família.
Deixamos-lhe aqui algumas dicas para poupar água no dia a dia:
Poupe água na casa de banho
Tome duches rápidos em vez de banhos. Ao optar por um duche em vez de banho de imersão poupa água.
Não deixe a torneira aberta enquanto lava os dentes. Por minuto, poupa 6 litros de água.
Tenha em atenção aos autoclismos e às torneiras que pingam. Sabia que dez pingos por minuto equivalem a um copo por hora ou seis litros por dia?
Os autoclismos com dupla descarga são os que permitem maiores poupanças. Caso não tenha um deste tipo, poderá reduzir o desperdício optando por:
- regular o parafuso de plástico que comanda a boia, podendo poupar até quatro litros por descarga completa;
- Ou pode comprar mecanismos de dupla descarga ou de interruptor de caudal, que se adaptam ao autoclismo.
Reduza o consumo de água na cozinha
Não deixe a água a correr enquanto lava a loiça à mão.
Use as máquinas de lavar loiça só com carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem.
Prefira os programas eco. Em média, o consumo com o programa eco face ao programa principal, pode poupara até cerca de 25% em eletricidade e cerca de 20% em água.
Utilize redutores de caudal nas torneiras
Sabia que instalar redutores de caudal nas torneiras permite poupar água? Para saber se estes dispositivos têm utilidade para o seu caso, tem de medir o caudal da água e ter informação da pressão na sua área de residência.
Poupe água no jardim
Deve regar as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação.
Se optar por um sistema de rega “gota a gota” consumirá menos do que com a rega por aspersão.
No Verão, não corte a relva muito rente, para permitir que o solo se mantenha húmido durante mais tempo.
Pode sempre aproveitar a água de lavagem da fruta e dos legumes para lavar pavimentos exteriores ou regar o jardim.
Outros gestos que diminuem o consumo
Um comportamento adotado por muitas pessoas é o de recolher a primeira água do duche até chegar a água quente permitindo assim substituir uma descarga de autoclismo, ou encher um balde para lavar o chão ou ainda regar os seus canteiros de flores.
Limpe regularmente os orifícios de saída de água do chuveiro, pois as obstruções de calcário causam consumo desnecessário de energia.
Planeie as suas refeições com tempo e descongele os alimentos com tempo, no frigorifico, evitando o uso de água da torneira;
Quando substituir os seus eletrodomésticos opte pelos mais eficientes, pois poderá gastar menos água e energia. Mesmo que inicialmente seja um investimento maior, poderá recuperar rapidamente o dinheiro investido face à vida útil do equipamento.
Seja responsável: Contribua para a sustentabilidade do planeta e ajude o seu “bolso”! A DECO está empenhada em ajudá-lo nessa tarefa. Para mais informações contacte-nos gas@deco.pt !

AP