Página principal Literacia Financeira ESPAÇO LITERACIA FINANCEIRA O que fazer quando as contas se complicam?

O que fazer quando as contas se complicam?

24-01-2019

O Gabinete de Proteção Financeira da DECO em parceria com o GIAS- Gabinete Integrado de Ação Social (GAIURB)  a convite do Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS3G Capacitar Gaia (CLDS3G Capacitar Gaia) dinamizou duas sessões sobre o Sobre-endividamento das famílias nos dias 18 e 21 de Janeiro de 2019.

O mote da sessão foi “o que fazer quando as contas se complicam”, estas sessões foram direcionadas a famílias acompanhadas pelas equipas do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e Rendimento Social de Inserção (RSI) da Cooperativa de Solidariedade Social Sol Maior.

Foram bordados os seguintes temas:

  • Decisões financeiras conscientes: função e papel do crédito, avaliação das opções de crédito; formas de renegociação
  • A importância da avaliação da taxa de esforço antes da contratação de crédito;
  • As regras sobre a prevenção e a gestão de incumprimento dos contratos de crédito;
  • Penhoras; Insolvência Singular; Dificuldades financeiras que estratégias adotar.

 

Foram sessões muito produtivas em que os consumidores manifestaram interesse nos temas abordado, havendo lugar a esclarecimento de dúvidas.

 

O GPF da DECO presta aconselhamento e orientação económica, de forma acessível e direcionada a todos os consumidores,em especial os consumidores economicamente vulneráveis,  dinamiza Workshops e sessões de sensibilização sobre as temáticas da Economia Pessoal. Para mais informação poderá  contactar-nos  o seguinte email: gas@deco.pt ou  gas.norte@deco.pt  

Partilhe