
Para reduzir gastos com a eletricidade no orçamento familiar, pode começar-se por mudar alguns hábitos do dia a dia. Esta alteração de comportamentos permitirá diminuir os gastos e ajuda o ambiente, sem prescindir do conforto.
É fundamental garantir que que não há consumos desnecessários ou comportamentos diários poucos sustentáveis.
1. Desligar os equipamentos
Manter os equipamentos em standby é sinónimo de um gasto desnecessário de eletricidade em casa. Deve estar-se atento principalmente aos equipamentos de informática e de entretenimento e certificar-se que se encontram efetivamente desligados da tomada ou, em alternativa pode utilizar-se tomadas com botão corte-corrente integrado.
2. Trocar as lâmpadas
À medida que as lâmpadas tradicionais (incandescentes) se vão fundindo, devem ser substituídas por opções de baixo consumo.
3. Comparar preços para poupar energia
O mercado liberalizado do gás e da eletricidade possibilita a existência de vários fornecedores deste tipo de serviços. Tendo isso em conta, comparar os preços praticados pelos vários concorrentes é uma regra de ouro.
4. Escolher equipamentos eficientes
Na altura de comprar um novo equipamento, o consumidor deve terem atenção a etiqueta de eficiência energética. Esta etiqueta é uma informação obrigatória na venda de alguns equipamentos, como fornos eléctricos, frigoríficos, máquinas de lavar e secar roupa ou máquinas de lavar a loiça. É fundamental saber a que classe pertence cada equipamento representado por letras do A a G, respetivamente, do melhor ao pior desempenho energético.
5. Adotar pequenos gestos
Há gestos automáticos que podem encarecer a fatura no final do mês. Alterar pequenos hábitos do dia a dia pode permitir economizar energia:
Evitar abrir a porta do frigorífico com frequência.
Planear as refeições do dia seguinte e passe os alimentos do congelador para o frigorífico. Desta forma, estes alimentos estarão a dar frio ao frigorífico, reduzindo o consumo diário do equipamento.
Retirar todos os alimentos do frigorífico de uma vez, para cada refeição. Só utilizar a máquina de lavar loiça quando esta estiver com carga completa. O mesmo se aplica à máquina de lavar roupa.
Aproveitar a capacidade do forno e cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo.
Evitar abrir a porta do forno durante a confeção da refeição.
Desligar o forno cinco a 10 minutos antes do tempo previsto de confeção. O calor acumulado vai acabar de cozinhar os alimentos, sem necessidade de mais gastos de energia.
Mais informação no site FATURA AMIGA onde pode conhecer melhor a sua fatura de eletricidade: que quantidades de energia e como poderá corrigir os seus consumos? Posso ser mais eficiente e pagar menos? Qual a melhor tarifa para o meu perfil de consumo e qual é o impacte ambiental do seu consumo? São algumas das respostas que poderá encontrar na FATURA AMIGA.