Página principal Literacia Financeira Consumidor economicamente desprotegido Sabe quais são os perigos associados a pedir dinheiro emprestado a desconhecidos?

Sabe quais são os perigos associados a pedir dinheiro emprestado a desconhecidos?

23-07-2019

2ª pergunta, 2º alerta: Passo a passo rumo à Prevenção!

Se está ‘aflito’ com falta de dinheiro e não tem ninguém de confiança a quem recorrer e o banco não facilita, evite contactar aqueles anúncios que prometem dinheiro, pois poderá estar a meter-se em sarilhos!

A necessidade de ter dinheiro por vezes é tão grande que se está exposto a “armadilhas” que poderão envolver a entrega de garantias avultadas.

Assim, evite a todo o custo, recorrer a estes ‘esquemas’ pois ao prometerem-lhe dinheiro na hora, estão a cobrar-lhe juros elevadíssimos bem como poderá estar a entrar numa espiral da qual será muito difícil sair.

Garantia do imóvel ou mesmo a sua venda, cheques que não são pré-datados, de modo a poderem ser levantados a qualquer momento são alguns dos requisitos exigidos. Num acordo apenas formalizado com a emissão de uma declaração de dívida como ‘comprovativo do negócio’ são artimanhas utilizadas com má-fé e que visam a obtenção do lucro fácil.

Como tal, recomendamos que se afaste destas situações e que em caso de problemas financeiros, recorra a entidades devidamente autorizadas junto do Banco de Portugal, tais como os bancos e instituições financeiras, pois poderão conceder crédito adequado á sua condição e estrutura socioeconómica.

Para mais informações e orientação económica, contacte o GPF DECO!

Partilhe