Página principal Literacia Financeira ESTATÍSTICA Sobre-endividamento 1º Trimestre de 2018: Delegação Regional do Centro

Sobre-endividamento 1º Trimestre de 2018: Delegação Regional do Centro

19-04-2018

DECO, tem delegações regionais  localizadas de norte a sul do País que ajudam todos os consumidores através de atendimento presencial.

Gabinete de Proteção Financeira presente na sede e nas delegações regionais pretende reforçar a informação e a orientação  financeira do consumidor em geral e em particular dos consumidor economicamente desprotegido e  continuar a apoiar o  consumidor sobre-endividado. A orientação financeira, a educação financeira e a consciencialização sobre os riscos das diferentes opções permitem que os consumidores  tomem decisões financeiras responsáveis e sustentáveis em momentos-chave da vida familiar. As competências em matéria de literacia financeira permitem às famílias uma boa gestão dos seus orçamentos.

No que concerne ao apoio ao sobre-endividado  verificamos que as causas que contribuem para as dificuldades financeiras dos consumidores  são  diferentes a nível das várias regiões do pais. Sendo que a  principal causa de dificuldade está relacionada com  a diminuição de rendimentos decorrente de situações de desemprego 23%. A taxa de esforço das famílias da região do Centro, 55%  ligeiramente  inferior à média nacional sendo o rendimento das famílias em média de 1.150€.

Dados Estatísticos do 1º trimestre: Delegação Regional do Centro 

 

Não hesite em contactar-nos, pessoalmente na

Delegação Regional do Centro

Rua Padre Estêvão Cabral, nº 79- 5º, sala 504

3000-317 Coimbra

através do Portal do GAS  (apoio ao sobre-endividado e orientação económica)  ou para o seguinte email:gas@deco.pt   ou  gas.norte@deco.pt

A Delegação Regional do Centro  na Comunicação Social 
Notícias de Coimbra euro
Partilhe