Página principal Literacia Financeira Orçamento Familiar: Como equilibrar o meu saldo? A poupança Subsídio de Natal: Poupe e ajude a saúde da sua carteira!

Subsídio de Natal: Poupe e ajude a saúde da sua carteira!

21-11-2019

Com a aproximação do Natal, aproxima-se também a data de recebermos o tão desejado Subsídio de Natal. Por norma, este ‘ordenado’ em duplicado, ajuda nas compras natalícias e a ganhar uma ‘folga’ extra.

Porém, muitos são os casos em que, as compras em excesso e os montantes despendidos levam a que gastemos indevidamente todo o Subsídio, e fiquemos sem nada,  sem mais nem menos, levando a uma situação débil das nossas finanças pessoais.

Controle o seu dinheiro

Para que esta situação não se verifique, recomendamos que:

Faça um orçamento para a época natalícia, defina quanto pretende e pode gastar nas compras de Natal.

Faça a lista de presentes. Estabeleça um valor máximo a gastar por prenda, defina quanto poderá gastar em presentes e não se esqueça: faça as compras o mais cedo possível.

Caso não possa dar prendas a toda a gente que desejaria, dê somente a quem considere ser mais importante ‘dar uma lembrança’. O espírito do Natal, é a comunhão e a paz, e não o consumismo desmesurado.

Se optar por fazer as compras online não se esqueça de estar atento para que não lhe roubem dados pessoais, nomeadamente o número do cartão de crédito/débito ou da conta bancária. Assegure-se que o site é seguro e está identificado.

Não se esqueça de fazer uma pesquisa cuidadosa sobre as lojas e os produtos que pareçam fiáveis e de comprar os preços compare preços;

Nunca faça o pagamento antes de se certificar de que o site pede apenas as informações necessárias.

Na hora de pagar as compras evite recorrer em demasia a créditos fáceis e/ou a cartões de crédito. Ao optar por estes, poderá estar a prejudicar o seu bem-estar financeiro, pois poderá não conseguir suportar o pagamento destes no mês que se avizinha, e assim estar a entrar numa espiral da qual será muito difícil sair e que poderá levá-lo a uma situação de endividamento precoce.

Poupança para o fundo de emergência

Não se esqueça: aproveite uma parte do seu subsídio de Natal para aplicar na poupança. Poupar hoje significa que se está a garantir o cumprimento dos encargos no futuro próximo.

Ter uma poupança para emergências é fundamental, pelo que aconselhamos a:

Assim que receber o seu subsídio, defina um montante para pôr de lado, para aplicar na poupança.

Não se esqueça que ao poupar, estará efetivamente a conseguir ‘uma almofada’ extra, que irá ajudá-lo a proteger-se de eventuais despesas extra que possam surgir de forma repentina. Ao poupar, estará sempre a ganhar!

Lembre-se: para um Natal seguro e poupado, terá que estar bem informado!

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos pessoalmente ou por email: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt

Partilhe