Um consumidor colocou-nos a seguinte questão:
Vou de férias para um país fora da EU, os EUA e pretendo arranjar divisas desse país. Como o poderei fazer? O que é uma taxa de câmbio?
O Gabinete de Proteção Financeira-GPF da DECO informa:
Quando se vai viajar é sempre conveniente fazer-se acompanhar da moeda do país destino, pelo que se trata de um aspeto importante do planeamento das férias.
Uma das vantagens de pertencer à União Europeia é a da existência de uma moeda única, aceite em quase todos os países deste espaço – o euro.
A taxa de câmbio é o preço relativo de duas moedas, ou seja a quantidade de moeda (divisas) que se pode comprar ou vender, através da venda ou compra de uma unidade de outra moeda.
No caso dos EUA pretenderá comprar dólares, a moeda deste país.
Se a taxa de câmbio euro/dólar americano for de 1,16749, significa que por cada euro vai receber 1,16749 dólares, ou seja, cada euro vale 1,16749 dólares.
Os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões cobrar.
Para trocar moeda estrangeira poderá dirigir-se a uma instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no Banco de Portugal, cuja lista poderá ser consultada no respectivo endereço electrónico .
As taxas de câmbio de referência são divulgadas pelo Banco de Portugal com carácter informativo, podendo no entanto aquelas entidades fixar livremente as taxas de câmbio e comissões associadas, que deverão ser devidamente publicitadas em preçário próprio.
Poderá utilizar o conversor do Banco de Portugal se pretender saber quantos dólares poderá obter pelos euros que pretende vender. Mas esta informação, exclusivamente informativa, poderá oscilar ligeiramente, pois os cálculos subjacentes são baseados nas taxas de referência, diárias, publicadas pelo Banco de Portugal e pelo Banco Central Europeu.
Ao regressar da viagem, se pretender comprar euros em troca dos dólares que lhe sobrarem a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio (a cotação de venda é superior à cotação de compra).
No exemplo acima, por 1,16768 dólares receberia um euro, de acordo com a cotação do mesmo dia.
Deixamos aqui o alerta para que pesquise os melhores câmbios do mercado, compare condições e, mais importante, recorra a instituições habilitadas e confiáveis.
E faça-o com antecedência, pois nem todas as instituições dispõem de moeda estrangeira em caixa, principalmente quando se trata de divisas menos utilizadas.
Programar as férias atempadamente permitirá ainda evitar o uso do cartão de crédito para efetuar levantamentos em numerário no estrangeiro (cash advance , pois trata-se de uma operação bastante onerosa, face às elevadas comissões que lhe estão associadas.
O GPF deseja a todos umas boas férias!
Não hesite em contactar-nos, pessoalmente, através do Portal do GAS (apoio ao sobre-endividado e orientação económica) ou para o seguinte email:gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt