
São muitas as famílias que têm sido confrontadas com a redução do seu rendimento liquido mensal o que provoca dificuldades em assegurar os custos da alimentação, do pagamento dos serviços públicos essenciais ou mesmo da medicação, pelo que a informação e a orientação económica dos consumidores economicamente desprotegidos é essencial.
O desemprego e a deterioração das condições laborais, como o corte salarial, são as maiores causas de sobre-endividamento, seguidos do divórcio/separação, a penhora, doença, alteração do agregado familiar, da execução fiscal e, por último, pelo facto de se terem tornado fiadores.
No âmbito de um Protocolo entre a Câmara Municipal de Fafe e a DECO Minho foi criado um Gabinete de Apoio ao Sobre-Endividado, a funcionar na Casa da Cultura na primeira segunda-feira de cada mês, entre as 9:30 horas e as 18 horas. Este é um serviço de atendimento personalizado, onde é disponibilizada informação e ajuda gratuita a todos os consumidores, não só na vertente da prevenção do endividamento excessivo, mas também na resolução de problemas relacionados com o consumo, tais como os créditos, investimentos financeiros ou gestão do orçamento familiar.
Contactos DECO – Delegação Regional do Minho
Av. Batalhão Caçadores 9, n.º 279
4900-341 Viana do Castelo
e-mail: deco.minho@deco.pt
Tel.: 258 821 083
Outras iniciativas:
+