
Nem todos são os consumidores que conhecem o conceito de “Black Friday”. Este é um conceito que nasceu nos Estados Unidos e realiza-se sempre na sexta-feira após o dia da Ação de Graças que coincide com a última sexta-feira de novembro.
A verdade é que estamos, consumidores e comerciantes, a aderir a este novo conceito e são já imensas as superfícies comerciais que oferecem descontos. Esta data acaba por marcar a data de abertura da época para a compra de presentes de Natal.
Os consumidores são muitas vezes seduzidos pelos descontos anunciados, mas devemos ter alguns cuidados e adotar algumas estratégias para as compras neste dia:
* Fazer a lista de compras;
* Definir o dinheiro que se tem disponível para estas compras é essencial. Assim, como também é fundamental não se deixar entusiasmar e comprar o que não necessita, e gastar mais do que poderia.
* Ter atenção às promoções. A DECO tem verificado que algumas lojas alteram os preços. Esta manipulação pode levar o consumidor a adquirir um produto na Black Friday por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está. Uma boa estratégia é conhecer os preços dos produtos antes das promoções.
* Ler com atenção os folhetos e os anúncios com as promoções. Comparar as ofertas e ter referencia do preço anteriormente praticado é fundamental para tomar a decisão de compra.
* Nas compras online, o consumidor deve ver com atenção se o sitio é seguro e deve conhecer a politica de privacidade no que concerne aos seus dados. Nas compras pela internet há muitas marcas que vão lançar logo as campanhas à meia-noite online. Outras marcas têm peças que apenas têm desconto nas lojas online.
* As compras efetuadas através da internet podem ser anuladas depois de o produto lhe ser entregue. O consumidor tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência, sem pagar indemnização ou ter de indicar o motivo. O prazo conta-se a partir da data de receção do produto ou, no caso da prestação de serviços, da data de celebração do contrato.
Se pretende aproveitar a Black Friday, conheça os seus direitos enquanto consumidor e seja responsável na gestão do seu dinheiro.
♥