Página principal Notícias Cáritas de Beja e a DECO Alentejo promovem sessões de literacia financeira

Cáritas de Beja e a DECO Alentejo promovem sessões de literacia financeira

03-07-2018

No âmbito do Programa de Apoio às Famílias e, a par da atribuição de cabazes mensais de produtos alimentares pela Cáritas Diocesana de Beja, a DECO Alentejo dinamizou, nos dias 11 e 15 de junho, quatro workshops informativos relativos ao Essencial da Economia Pessoal. Questões relativas à prevenção do endividamento, à construção do orçamento mensal, à gestão eficiente de recursos foram debatidas com os participantes destas sessões, tendo estes tido ocasião para conhecer a atuação do Gabinete de Proteção Financeira da DECO, nomeadamente, no que diz respeito ao apoio que presta às famílias com vista ao seu reequilíbrio financeiro.

Resultante desta parceria DECO e Cáritas Beja foram abrangidos 66 utentes que no decurso das sessões tiveram ocasião de esclarecer as suas duvidas relativamente:

* ao modo como podem atuar e a quem se podem dirigir quando são confrontados com dificuldade no pagamento de créditos bancários;

* às consequências do incumprimento no pagamento das prestações de créditos bancário;

* como atuar em caso de dificuldade no pagamento das despesas referentes aos serviços públicos essenciais

* como gerir de forma mais eficiente os recursos por forma a diminuir os valores das faturas;

* como podem pedir apoio à DECO na resolução de problemas de consumo e como recorrer ao Gabinete de Proteção Financeira em caso de endividamento.

Por parte dos participantes e dos técnicos da instituição que acompanharam as sessões ficou o compromisso de promover mais sessões em torno das questões da gestão dos consumos e da poupança dando continuidade às ações de capacitação da comunidade para uma gestão mais equilibrada dos seus orçamentos.

O GPF da DECO presta aconselhamento e orientação económica, de forma acessível e direcionada a todos os consumidores,em especial os consumidores economicamente vulneráveis,  dinamiza Workshops e sessões de sensibilização sobre as temáticas da Economia Pessoal. Para mais informação poderá  contactar-nos por  email:gas@deco.pt ou  gas.norte@deco.pt

 

 

Partilhe