Página principal Notícias O Essencial da Economia Pessoal esteve em debate na Semana do Colaborador da Segurança Social de Évora

O Essencial da Economia Pessoal esteve em debate na Semana do Colaborador da Segurança Social de Évora

30-10-2018

A DECO Alentejo há já vários anos que integra as iniciativas comemorativas da Semana do Colaborador da Segurança Social. Este ano, o Conselho Distrital de Évora, acolheu o workshop informativo o Essencial da Economia Pessoal.

No dia 24 de outubro, uma dezena e meia de colaboradores da Segurança Social de Évora motivaram-se a participar na iniciativa promovida pela DECO com um duplo objetivo: aprender a gerir de forma mais equilibrada os seus orçamentos familiares e adquirir novas competências/ferramentas para o acompanhamento que fazem diariamente aos seus utentes.

Do ponto de vista da aquisição de competências pessoais e profissionais, reconheceram a importância do cálculo da taxa de esforço como um instrumento muito útil para a real perceção do peso dos créditos no rendimento mensal.

Ainda foram abordados conceitos relativos ao crédito: o prazo; as taxas e o capital. A importância de, aquando da contratação de um crédito, fazer uma avaliação comparativa das condições apresentadas pelas instituições bancárias, para uma tomada de decisão mais consciente e adequada à disponibilidade financeira existente.

O impacto que diferentes tipos de crédito podem ter na vida financeira dos consumidores, o modo como reagir quando a situação financeira se complica e a atuação do Gabinete de Proteção Financeira da DECO no apoio ao consumidor foram também temas centrais no âmbito desta iniciativa.

 

O GPF da DECO presta aconselhamento e orientação económica, de forma acessível e direcionada a todos os consumidores,em especial os consumidores economicamente vulneráveis,  dinamiza Workshops e sessões de sensibilização sobre as temáticas da Economia Pessoal. Para mais informação poderá  contactar-nos por email: gas@deco.pt ou  gas.norte@deco.pt

Partilhe