Página principal Notícias Global Money Week “O Sobre-endividamento familiar em Portugal”

Global Money Week “O Sobre-endividamento familiar em Portugal”

13-03-2018

Conferência no Colégio Internato dos Carvalhos: “O Sobre-endividamento familiar em Portugal”

No dia 13 de março, o Gabinete de Proteção Financeira-GPF da  DECO participou na Conferência “O Sobre-endividamento Familiar em Portugal” organizada pelo Colégio Internato dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, uma iniciativa integrada na Global Money Week

A conferência, que contou com a presença de 92 alunos, pretendeu promover a literacia financeira, alertando os mais jovens para uma boa gestão das suas finanças pessoais. Para a tomada de decisões conscientes, é essencial o conhecimento das noções básicas sobre o mundo financeiro.

Para além da apresentação do trabalho desenvolvido pelo GPF da DECO, questionou-se os alunos sobre a diferença entre a necessidade e o desejo de consumo, consciencializando-os que a instabilidade financeira acontece devido a causas voluntárias e involuntárias. Assim, é fundamental saber gerir as necessidades com os desejos de consumo na ajuda ao combate do sobre-endividamento.

Poupar é igual a economizar?

Controlar as nossas despesas é a definição para o verbo economizar, enquanto poupar significa guardar para usar no futuro, responderam os alunos do Colégio Internato dos Carvalhos. A definição de metas é importante para motivar a poupança e alcançar objetivos. Os alunos reconheceram que um dos cestos da poupança é a concretização dos sonhos e de objetivos pessoais.

A conferência terminou com a projeção de três curtos vídeos que resumiram a importância em gerir um orçamento, as vantagens em poupar e, ainda, um alerta para as tentações e os desejos de consumo.

Em jeito de conclusão, houve um momento de perguntas e respostas para esclarecer as dúvidas e curiosidades dos alunos.“ Quais são os meios que a DECO costuma utilizar (além da televisão) para dar a conhecer os mecanismos de prevenção do sobre-eendividamento e “Considera que estes conceitos económicos- financeiros deviam ser ministrados nas escolas? E partir de que idades? “foram algumas das questões feitas pelos alunos.

 

Esta iniciativa enquadra-se na parceira entre a DECO e o Colégio Internato dos Carvalhos, no âmbito de um projeto de estágio do 12º ano, do Curso Cientifico-Tecnológico  de Assessoria Jurídica e Documentação.

 

2018 Portugal Global Money Week

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe