Página principal Notícias Cuida de ti, cuida do teu dinheiro!

Cuida de ti, cuida do teu dinheiro!

13-03-2021

Aproxima-se a Global Money Week 2021, com diversas atividades desenvolvidas a nível mundial para alertar e consciencializar os jovens a gerir e a poupar.

Cuida de ti, Cuida do teu Dinheiro é o tema deste ano.

A DECO vai participar neste evento, promovendo 5 aulas abertas, nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de março às 11:30, para todas as nas escolas que queriam participar e para isso fazerem já a sua inscrição. Basta escolher o dia e enviar um email para DECOJovem@deco.pt

Uma boa gestão financeira implica decisões e opções no nosso dia a dia. Os nossos desejos são ilimitados, mas o nosso dinheiro não. Por isso temos que saber fazer escolhas.

Regras básicas para gerir o dinheiro:

1.    Fazer um orçamento.

É importante saber quanto dinheiro ganhamos, com a semanada ou a mesada e saber que gastos vamos ter. Para isso, um orçamento é um instrumento essencial. É muito simples de fazer; receitas e ganhos de um lado e despesas do outro. Tudo bem contadinho, no final temos um saldo. Com este registo mensal, conseguimos seguir o rasto do nosso dinheiro, constatar onde podemos poupar mais, que gastos estamos a fazer desnecessários e que somos capazes de evitá-los, com vista a guardar mais dinheiro.


2.    Economizar

A adoção de gestos simples em casa pode também fazer toda a diferença. Por exemplo, diminuído os gastos de água, eletricidade ou gás. Promoções, podem ser uma ótima opção para a carteira quando bem utilizadas.


3.    Criar metas e objetivos

Poupar pode ser difícil, mas tendo presente que metas e objetivos se pretende atingir torna-se muito mais fácil e eficaz. Fazer uma viagem? Comprar um smartphone? Adquirir um computador novo? Os sonhos ajudam a conseguirmos realmente poupar.


4.    A aplicação do dinheiro também deve começar a ser pensada

Com tantos produtos financeiros disponíveis, temos de verificar qual é a melhor opção tendo em conta a nossa situação. Começar a aprender sobre os produtos financeiros que existem no mercado e na procura por mais informação através de especialistas de confiança. O dinheiro já não se guarda só no mealheiro ou debaixo do colchão.

As aulas abertas que serão promovidas pela DECO, terão um quiz interativo, que convida os jovens a interagir através dos seus telemóveis, permitindo o desenvolvimento da apresentação e discussão de forma interativa e divertida.

Esta atividade realiza-se no âmbito do desempenho do papel de coordenador nacional da GMW atribuído pela OCDE/INFE do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), do qual a DECO faz parte.

As responsabilidades de coordenação do PNFF estão detalhadas na seguinte notícia: https://www.todoscontam.pt/noticias/pnff-e-coordenador-nacional-da-global-money-week.

Partilhe