Página principal Notícias Eventos Dia Internacional da Família – Ensinamentos e ideias práticas

Dia Internacional da Família – Ensinamentos e ideias práticas

15-05-2021

Neste dia tão especial para as famílias queremos oferecer-vos ideias e dicas para melhor gerir o orçamento familiar no vosso  dia-a-dia, e repartir decisões e gestões pelo vosso núcleo familiar.

A importância de gerir o dinheiro

Começamos por destacar a importância de fazer o orçamento familiar mensalmente, até como forma de enquadrar e ensinar aos mais novos lá de casa a gerir o dinheiro e entender que este não é uma fonte inesgotável, e que deverá ser gasto de acordo com as prioridades mensais da família (pagamento das contas, prestações, alimentação, gastos correntes do quotidiano).

A importância da tomada de decisão

Incentivar os os mais jovens a acompanhar o processo das compras no supermercado, mostrando-lhes a importância de uma boa gestão do dinheiro, deixando de lado os gastos supérfluos e concentrando-se no que essencial é outro bom ensinamento de pais para filhos.

A importância da poupança

 A abertura de uma conta para a poupança dos mais novos é outra sugestão que apresentamos à família. Este poderá ser um testemunho real sobre a importância de poupar e que pode facilmente ser colocada em ação:  basta retirar uma porção da semanada ou mesada que lhes é atribuída e depositar no banco. Assim, poderão  ver o seu dinheiro crescer, de modo faseado e sustentável, para mais tarde cumprir desejos e metas(universidade, compra de carro, casa).

A importância da família

Nesta efeméride tão especial queremos ainda destacar o papel primordial que os idosos têm nas famílias, sendo o seu pilar basilar em tempos mais  difíceis. São os idosos quem assegura, frequentemente,  a rede financeira do agregado, ocupando um lugar muito presente na sociedade. Porém, há que alertar para as situações em que estes consumidores, mais vulneráveis até pela sua idade,  são vítimas de fraudes e burlas várias, nomeadamente as relacionadas questões financeiras e gestão de contas bancárias, como seja com cartões bancários.

Lançamos, por fim um desafio a todas as famílias

Envolva os mais pequenos na organização de ocasiões festivas, como sejam as férias de Verão ou  um aniversário, construindo com eles uma lista de compras especiais ou até presentes, mas atribuindo  um limite máximo , exemplo 10€ ou 20€,  para gastar. Ao  envolvê-los  estará a disciplinar os jovens na gestão do dinheiro e a esclarecer que nem sempre grandes prendas monetárias fazem mais sucesso!

Celebre o dia da família desfrutando das dicas e ideias da DECO!

MS

Partilhe