Página principal Notícias Dia Mundial do Consumidor em Amarante –workshop sobre Literacia Financeira

Dia Mundial do Consumidor em Amarante –workshop sobre Literacia Financeira

12-03-2018

Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e capacidades na utilização dos serviços financeiros, apoiar a inclusão financeira e desenvolver hábitos de poupança, o GPF – Gabinete de Proteção Financeira da DECO vai dinamizar em Amarante, no próximo dia 13 de Março, uma acção de literacia financeira, que abordará temática relacionada com a economia pessoal.

Essencialmente dirigida às Técnicas de Intervenção Social da Câmara Municipal de Amarante, visa fundamentalmente dotar este público-alvo de ferramentas que permitam melhor ajudar os munícipes de Amarante e sinalizar casos de consumidores ou famílias, essencialmente em situação de maior vulnerabilidade, encaminhando-as para o serviço prestado no âmbito do CIAC – Centro de Informação Autárquica ao Consumidor ao abrigo do Protocolo de Colaboração entre a DECO e a Câmara Municipal de Amarante.

Este Centro presta, em parceria com a DECO, um serviço de proximidade aos munícipes de Amarante e os agentes locais são veículo fundamental e privilegiado na difusão da informação e no incremento da literacia financeira tendente ao exercício pleno da cidadania.

Esta acção coincide com o terceiro aniversário do CIAC e realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Consumidor, que se assinala a 15 de Março.

Abordará, entre outras temáticas ligadas à gestão do orçamento familiar, à promoção de hábitos de poupança e à gestão do crédito, por exemplo.

A DECO com a promoção destas iniciativas dá, ainda, a conhecer a intervenção do Gabinete de Proteção Financeira, nomeadamente, o trabalho que desenvolve na promoção da Literacia Financeira dos consumidores, na orientação económica  e na Prevenção do Endividamento.

 

Partilhe